quinta-feira, janeiro 02, 2014

Sobre a entrevista de Luís Filipe Vieira

Se o SLB precisava de vender o passe de algum ou alguns dos seus jogadores esta época - e precisava - melhor seria tê-lo feito em devido tempo, no chamado mercado de Verão, dando hipótese à equipa técnica de preparar a época com um plantel o mais próximo possível daquele de que iria dispor durante a maior parte dessa mesma época e não desfalcando a equipa nem quebrando sua empatia com os adeptos quando, agora, a fase das decisões se aproxima. Luís Filipe Vieira não o fez pensando no apuramento para os 1/8 ou 1/4 de final da Champions League, o máximo a que qualquer equipa portuguesa pode aspirar nas condições actuais? Bom, com as aquisições realizadas, não me parece a venda do passe de um ou dois jogadores pudesse, em condições normais, colocar esse objectivo em elevado risco de incumprimento e, além de tudo o mais, o encaixe financeiro realizado com a venda desses passes seria sempre bastante superior ao conseguido com o apuramento para a fase a eliminar da CL, podendo mesmo o clube vir a conseguir atingir ambos os objectivos. Assim, falhou os dois e, perdido o apuramento para os 1/8 de final da CL, arrisca-se, desfalcando agora a equipa, a aumentar a probabilidade de vir a falhar outros importantes objectivos desta época, principalmente o Campeonato Nacional.

O que me parece é que Vieira "embarcou" - mais uma vez - naquele género de euforia populista (o "sonho", como lhe chamaram) que achava o SLB teria francas ou mesmo algumas hipóteses de vir a jogar a final da Champions League no seu estádio, e assim agiu em conformidade. Fez mal, já que o rigor da gestão e da condução de uma equipa de futebol profissional se dão mal com este género de devaneios. Agora, tenta emendar a mão. Digamos que emenda um erro com outro erro. Como benfiquista, espero e torço para que dê certo.  

2 comentários:

Vic disse...

Pois, mas previsões só no fim do jogo, meu caro. Já dizia o outro, embora muita gente ligada ao futebol se tenha admirado de a SAD do Benfica no verão ter podido aguentar a equipa sem vender alugados seus melhores activos, pelo contrário, comprando até novos jogadores.
E não sendo um admirador, pelo contrário, de LFV, a verdade é que até hoje, muito poucas as equipas que foram eliminadas da LC com os pontos que o SLB conquistou. Digamos que tiveram um bocado de azar.
Pelo que consta, e visto que é o jogador mais valioso do plantel, será Matic a ter guia de marcha, lacuna que me parece ser muito difícil de preencher. Outra hipótese poderá ser Gaitan, e aí, as alas do Benfica ficariam altamente fragilizadas, uma vez que também Ola John parece de partida (o caso deste jogador faz-melembrar o do Melgarejo).
Bem, mas a única certeza que há, é que certamente, o Benfica da 2ª parte da época, não será o mesmo da 1ª. Mas como dizem que Jesus faz milagres...

Abraço

JC disse...

1. Como digo no texto, o apuramento para os 1/8 de final da CL (3 ou 4 M) não resolveria o problema da necessidade de venda de activos. Foi uma má decisão ditada pela falta de rigor, ponto final.
2. Deixo as especulações sobre nomes de jogadores para a imprensa desportiva, que gosta de se entreter com essas coisas.
Abraço