sexta-feira, fevereiro 08, 2013

"Merseysound" e "Rhythm & Blues" (3)

The Beatles - "From Me To You"

The Moody Blues - "Go Now"

Antes de terem descoberto as delícias do "melotron" e enveredado, a partir daí, por um tipo de música pomposa, a apelar a um misticismo de cordel e a "armar ao pingarelho", assim a modos como uma premonição musical para a cinematografia última de Terence Malick (bola preta!), música essa que acabou por fazer o seu sucesso na vida, os Moody Blues ainda com Denny Laine e Clint Warwick, até se constituíram num bem interessante grupo "R & B" britânico e o seu primeiro álbum, "Magnificent Moodies", embora não totalmente consistente em termos musicais, é do que digo um bom exemplo. "Go Now", um original "soul" gravado em 1964 por Bessie Banks e vocalizado por Denny Laine na versão dos Moody Blues, é talvez a faixa mais emblemática de "Magnificent Moodies". Para quem não tem o vinil original (tenho a edição inglesa e uma edição... grega, "igualinha"! - as voltas que a vida dá!) existe um CD da London com o mesmo nome que inclui temas-extra editados originalmente em "single" e que em Portugal apareceram, ao tempo, incluídos num EP do grupo ("Life's Not Life", "Boulevard De La Madeleine", This Is My House", etc). Uma boa opção.

"From Me To You", tema editado em "single" em 1963, é, em minha opinião, uma das canções dos Beatles que mais e melhor se identifica com a essência do "merseysound" (alô, Luís Pinheiro de Almeida!). E apesar de toda a extraordinária carreira do grupo e da sua enorme contribuição para a evolução da música popular, é talvez este som inicial, mais "puro", que ainda me faz regressar mais vezes e com maior prazer à audição do dos Beatles. Sacrilégio, se calhar...

Bonus Track: Bessie Banks - "Go Now" (1964)

2 comentários:

Vic disse...

Não sou assim tão severo para a música dos Moodies após a fase R&B (o Magnificent Moodies inclui uma das minhas favoritas de sempre, Ain't Necessarily So). Apesar de achar que a certa altura aquilo descambou um bocado, o pior nem foram os LP's deles, foi aquilo a que deram origem, uma boa parte do chamado rock sinfónico. Digo uma parte, porque considero alguns grupos incluidos nessa família, de excepcionais, como os Genesis (com um concerto mais que memorável em Cascais), King Crimson, Yes e mesmo algumas coisas dos ELP.
Deles, não se pode menosprezar uma obra maior com é o Days of Future Passed.
Quanto aos Beatles, essa 1ª fase tem qualquer coisa de mágico, talvez porque tenha sido a época da descoberta do que seria uma sucessão de anos de grande felicidade para os seus seguidores, que devem ter sido para aí 95% da geração de então.

Abraço

JC disse...

Pois... "It Ain't Necessarily So" é Gershwin e está tudo dito. Mas não gosto de rock sinfónico, ponto. Mas se aceito King Crimson seja do mais aceitável, já não direi tal dos Genesis. E não, nem "Days Of Future Passed" me convence do "melotron". Abraço!