segunda-feira, fevereiro 04, 2013

"Merseysound" e "Rhythm & Blues" (2)

Gerry And The Pacemakers - "How Do You Do It"

Them - "Gloria"

Se há grupo que exprima bem a essência do "merseysound" parece-me ele será Gerry And The Pacemakers, que com os Beatles partilhava o "manager" Brian Epstein. E se de entre os temas do grupo de Gerry Marsden poderia escolher um ou dois mais representativos do que digo, eles não seriam certamente as baladas, como "Ferry Cross The Mersey" ou "You''ll Never Walk Alone", este último um cover" de uma das canções da opereta "Carousel", de Rodgers & Hammerstein, mas temas mais "uptempo" como este "How Do You Do It", o seu primeiro #1 (1963), ou "I Like It". Algumas semelhanças com o som inicial dos Beatles ("Please Please Me", "I Saw Her Standing There" ou "From Me To You") parecem-se bem evidentes.

A primeira vez que ouvi "Gloria" (um tema de 1964), no inesquecível "Em Órbita", foi como se tivesse recebido um soco no estômago, tendo criado a partir daí uma autêntica veneração pelos Them, de Van Morrison, que, arriscaria a dizer, serão talvez o grupo britânico de nomeada (eram de Belfast, Northern Ireland, e por isso espero não se ofendam com a denominação) que mais perto sempre se manteve das raízes R&B. Quanto a mim, muito porque o grupo se centrava quase a 100% em Morrisson e fosse nesses temas que o vocalista e alma do grupo melhor poderia potenciar as suas características vocais, mais "gritadas", como um verdadeiro "blues shouter", e muito menos melódicas, no sentido tradicional do termo. Curiosamente, "Gloria" (escrito por Van Morrisson) é o "b-side" do "single" cujo "outro lado" é "Baby Please Don't Go", um original do bluesman" Big Joe Williams, mas como aconteceu algumas vezes na música popular foi o lado "b" que fez história, embora o "single" nunca tenha passado de um relativamente modesto #10..

6 comentários:

Vic disse...

Nunca fui um grande admirador do Gerry e das suas músicas. É verdade que tinham um som que se parecia com o dos Beatles de então, mas faltava-lhes o brilho.
Quanto aos Them é outra loiça. Grande música, o Gloria! Uma das minhas músicas de sempre. Foi estreado cá ainda antes do Em Órbita, no seu predecessor, o Ritmo 64.
Mas o Baby please don't go também era sensacional. A introdução então é uma pequena maravilha, tanto que ainda não há muito tempo usaram a música como jingle de um conhecido anúncio de televisão.
Para mim, um single simplesmente fabuloso.

JC disse...

Gerry & The Pacemakers é especialmente interessante como bom exemplo do "merseysound". E lembro-me do Ritmo 64, mas acho foi no "Em Órbita" que pela 1ª vez ouvi os Them, para mim um grupo de culto. Para quem não quiser gastar mtº dinheiro e não tenha guardado os LP em vinil, originais (tenho alguns), existe uma boa colectânea em CD, da Deram, "The Decca Anthology" 1964-1966. São 49 temas que incluem "alternate versions".

Vic disse...

Não sei quando é que o meu caro ouviu pela 1ª vez o Gloria. No meu caso, tenho a certeza que foi no Ritmo 64. Nesse programa, havia nomes que eram incontornáveis e se ouviam quase diariamente: Beatles, Zombies, P.J. Proby, Moodyblues, Rolling Stones, Georgie Fame e ...Them (ainda mais uns quantos, mas assim de repente, não me recordo

JC disse...

Lembro-me bem do Ritmo 64, mas provavelmente os Them escaparam-me nessa altura, Acontece.

Vic disse...

Como o Em Órbita começou a ser emitido imediatamente após o fim do Ritmo 64, são normais as confusões. E eu só tenho a certeza, porque até há pouco tempo ainda tinha uma bobine de um gravador muito antigo, onde tinha gravado 2 ou 3 programas inteiros do Ritmo 64 com a respectiva etiqueta com as músicas constantes nela, onde constava o Gloria, o I Feel Fine dos Beatles, etc. Infelizmente, o gravador é que desapareceu há muito tempo numas mmudanças, e não consegui ouvir a bobine.
Abraço

Vic disse...

Como o Em Órbita começou a ser emitido imediatamente após o fim do Ritmo 64, são normais as confusões. E eu só tenho a certeza, porque até há pouco tempo ainda tinha uma bobine de um gravador muito antigo, onde tinha gravado 2 ou 3 programas inteiros do Ritmo 64 com a respectiva etiqueta com as músicas constantes nela, onde constava o Gloria, o I Feel Fine dos Beatles, etc. Infelizmente, o gravador é que desapareceu há muito tempo numas mmudanças, e não consegui ouvir a bobine.
Abraço