quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Futebol na TVI

Ter que assistir aos comentários dos jogos de de futebol transmitidos pela TVI tem-se revelado um autêntico pesadelo. Hoje, no Real Madrid-Manchester United, a determinado momento da 2ª parte José Mourinho decidiu substituir Di Maria por Modric, para grande indignação dos comentadores da TVI, João Querido Manha e o inqualificável Fernando Correia. Infelizmente, não perceberam que tendo o United recuado as suas linhas, fechando os espaços, e com a capacidade física das equipas já a acusar o desgaste de um jogo disputado com enorme intensidade, teria o Madrid de optar por aquilo que Jorge Jesus designa por "ataque posicional", para tal sendo necessário conseguir maior capacidade de circulação de bola já que esse seria o método adequado para tentar "desposicionar" a equipa contrária. E, claro, em função disso, Modric, independentemente da avaliação que dele possamos fazer enquanto jogador (e eu nunca fui grande entusiasta) seria bem mais útil que Di Maria. Isto não é assim muito difícil de perceber, pois não? Eu acho... 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Apenas acrescentar que os comentadores, neste caso especifico o Fernando Correia, não entenderam que a linguagem televisiva é diferente da radiofónica (pois existe imagem, "La Palisse dixit"), e que o relato (como se não existisse imagem) torna-se um massacre para quem está a ver o jogo. Ou será que pensam que estão a relatar a imagem televisiva para invisuais (com todo o respeito que estes me merecem).
Depois há o ridiculo (eles estão no estúdio e as imagens são iguais às que vemos em casa) de relatarem disparates que ninguém vê (lembro-me a titulo de exemplo da defesa, algo acrobáticaa, com o pé feita pelo guarda-redes do manchester, com os comentadores a insistirem que a bola foi ao poste...(lá corrigiram depois da enésima repetição).
Parece que Fernando Correia perdeu a isenção e as capacidades de bom relator radiofónico de outros tempos.
Digam-lhe por favor que está na televisão... No fundo ele deve ter ouvido um Alves dos Santos.

Cumprimentos

JC disse...

Assino por baixo. Chega ao ponto de dizer o tempo de jogo quando existe um relógio em permanência no "écran".