quarta-feira, dezembro 28, 2011

A televisão digital terrestre (TDT)

Nos anos 90, quando a PT decidiu desactivar a sua rede analógica móvel fez o favor de trocar gratuitamente aquele calhamaço que eu ainda tinha montado no carro por um telemóvel digital portátil, que cabia (mais ou menos) no bolso. Bem sei que, por ser caro de custo, montagem e utilização, pouca gente tinha telefone no carro, e por isso a operação global não terá custado muito dinheiro à PT. Mas pronto, a decisão nada tinha a ver com a vontade dos utilizadores (pessoalmente, até já tinha também um telemóvel digital) e portanto a PT fez o que tinha a fazer. 

Por isso mesmo não compreendo, agora que a TV analógica está a dar as últimas (e nada tenho contra, mas tudo a favor), que o custo de compra de um descodificar (acho que se chama assim) para quem não tem televisão paga tenha de ser da responsabilidade do utilizador, que não foi tido nem achado na mudança e se calhar acha estava muito bem como estava. Mais a mais, calculo eu, tratando-se maioritariamente de cidadãos com poucos recursos e, muitas vezes, sem acesso ou instrução para fruir outras formas de entretenimento. Sim, eu sei que o custo seria necessariamente elevado, pois calculo a conversão atinja uns bons milhares de portugueses. Mas, que raio, alguém lhes perguntou se queriam mudar? 

2 comentários:

JC filho disse...

A mudança para TDT e uma obrigatoriedade da EU. Não faz qq sentido a PT subsidiar as boxs. Já que caso isso acontecesse, não haveria modelo de negocio possível para a PT, a não ser que os canais FTA (SIC, TVI, RTP) pagassem mais a Pt, o que nesse caso seria por os canais a subsidiar as boxs! A outra solução seria por o estado a subsidiar as boxs, mas como estão as contas publicas ... De qq forma, quem não tem rendimentos, tem direito a subsidiacao de uma boa partido valor da box, pagando apenas aprox. 30€. Resumindo, o problema e q o TDT não da dinheiro a ninguém, mas alguém precisa de pagar pela rede e as boxes ...


Essa e a grande diferença para o negocio móvel, e que os telemóveis são subsidiados pelas operadoras porque estas podem ter retorno com as receitas futuras. No TDT não existem receitas adicionais !

JC disse...

Bom, nunca digo que a PT deveria subsidiar os descodificadores. Cito o caso da PT apenas como exemplo do que fez uma operadora de telemóveis quando a respectiva rede passou a digital. E tb acrescento que isso apenas terá sido possível em função dos poucos casos existentes. Mas continuo a achar não faz mtº sentido os cidadãos que não têm TV paga, normalmente os mais pobres, serem obrigados a gastar dinheiro por uma alteração que não pediram e, na opinião de mtºs, os não beneficiam. É uma questão de princípio. Se é uma obrigação vinda da UE, esta deveria financiar (p. ex.)