sexta-feira, dezembro 09, 2011

O BE, a Ruptura/FER e os talibãs

Já seria suficientemente desastroso para o "Bloco de Esquerda" que o grupo dissidente Ruptura/FER resolvesse informar a opinião pública da sua defesa de posições como "a exigência do fim das portagens em todas as autoestradas" ou a "suspensão do pagamento da dívida". Mas enfim, embora fosse difícil entender como o partido podia suportar tal gente no seu seio, pelo menos tais posições não só não eram as da sua direcção, como não foi a sua divulgação iniciativa dos orgãos oficiais do BE.

Mas que a Mesa Nacional do Bloco, órgão máximo do partido entre congressos (acho), venha agora divulgar, em defesa das suas posições e no ataque à dissidência, que a Ruptura/FER se propunha apelar "à constituição de brigadas para apoiar os talibãs no Afeganistão" (talvez nelas integrando Ana Drago, Joana Amaral Dias e Marisa Matias, acrescento como sugestão) penso destrói de vez qualquer credibilidade que ainda pudesse restar no partido, apesar da presente depuração aparentemente o fortalecer, e vem dar o golpe definitivo na imagem de respeitabilidade reformista, democrática e parlamentar que o BE tanto se esforçou por construir. RIP.

8 comentários:

Anónimo disse...

O Bloco só sabe defender o aborto e a paneleiragem, mas também defende o apoio a talibãs que matam (literalmente) qualquer abortista ou paneleiro. Sim senhora, um partido digno.

VdeAlmeida disse...

Caro JC
Só quem não conhece as origens das diversas fações que formaram o BE se poderá admirar com estas espúrias manifestações de radicalismo reacionário, como seria a constituição das tais brigadas.Não esqueçamos que para o seu seio recrutou ex-militantes do PRP-BR, e decerto toda a gente sabe quais as relações privilegiadas desse antigo partido.
O que mais me surpreende ainda no BE é a aliança trotskistas/marxistas-leninistas, que, quando ainda existiam ideologias, uma vez que eram as duas correntes políticas radicais que mais visceralmente se odiavam. A sua confluência num projecto político, sempre foi para mim qualquer coisa de aberrante, e que mais cedo ou mais tarde daria bota.
Já agora, sempre lhe digo que, embora aquelas práticas e iniciativas sejam tão ridículas que ninguém as leva a sério, há depois o contraponto de comentários que tenho lido por aí, que, de cariz tão bafientamente salazarentos, ainda se tornam mais ridículos e risíveis

Abraço

P.S. - E deixe lá as meninas em paz, porque segundo o que suponho, pelo menos a Joana Amaral Dias (e acho que a Ana Drago também), vieram do Política XXI.

JC disse...

1. Não deixo nada as meninas em paz... E, neste caso, não é por serem giras (e são), mas por terem tido um papel fundamental na construção da imagem cosmopolita e moderna que o BE quis assumir. Quanto aos comentários salazarentos, enfim... não devemos dar mtª importância à maioria dos comentários.
2. Já agora: um dos jornais "on-line" (acho que A Bola)publicou a melhor equipa de sempre do seu clube. Aqui vai a minha proposta: Carlos Gomes; Morais, A. Baptista, José Carlos e Hilário; Fernando Mendes e Travassos; Figo, Yazalde, Peyroteo e Seminário. Qual a sua?

VdeAlmeida disse...

Meu caro JC
Haja Deus! Alguém do Benfica se refere e pensa de forma séria sobre o meu clube.
Bem, eu concordo bastante mais com a sua equipa do que aquela que foi escolhida pelos adeptos do Sporting, mas quem vota são na sua maioria pessoas mais jovens que nós e nem conheceram alguns dos nomes que menciona.
Mas voltando à "linha":se em relação a si compreendo a inclusão do Yazalde e Seminário, não entendo que os adeptos do Sporting tenham esquecido o nosso grande capitão Manuel Fernandes, achei isso um grande desrespeito. Portanto, e até porque o Seminário foi um jogador com uma estadia muito curta no Sporting, talvez o substituisse pelo Jordão, e ao Yazalde (apesar de ser um jogador inesquecível e um simbolo do Sporting) pelo nosso Manel.
Ah! e apesar do Carlos Gomes ser quase uma lenda, eu preferiria incluir o Vitor Damas.

Um abraço

JC disse...

R o que eu gostaria que alg~uém do SCP fizesse o mesmo em relação ao meu clube! Já agora: o Carlos Gomes, que mal vi jogar ainda mtº criança, não é quase uma lenda: é mesmo uma lenda, talvez o último romântico do futebol. Quando eu tinha 7/8 anos, toda a gente queria ir a baliza e ser o Carlos Gomes!

VdeAlmeida disse...

Sim, é verdade que o Carlos Gomes era considerado um grande guarda redes, e poderia ter tido uma carreira bem mais recheada não fosse a sua cabeça. Mas a verdade é que nesse tempo já o Sporting era uma verdadeira escola de guarda redes e na altura do Carlos Gomes a lenda era o Azevedo, com aquela extraordinária saga de ele jogar a 2ª parte de um jogo com o Benfica de braço esquerdo ao peito devido ao deslocamento da clavícula. E no final o Sporting ganhou por 3-1, e assim conquistou o campeonato de Lisboa, a que juntou mais tarde nessa época, mais um título nacional. Bons tempos do velho Sporting.
Dessa equipa, vi jogar o Vasques, o caldeira, o Travassos.

Abraço

JC disse...

Acho que essa história do Azevedo é um bocado mito urbano. Lesionado, sim. Mas sem o braço ao peito e etc.
Abraço

v disse...

Não, não.É mesmo verdade. O meu pai estava no jogo e assistiu. O Azevedo deslocou a omoplata que foi imobilizada ao intervalo de modo a poder jogar a 2ª parte. É bom não esquecer que nessa altura não eram permitidas substituições

Abraço