quarta-feira, dezembro 28, 2011

O jogador de futebol Enzo Perez...

O jogador de futebol Enzo Perez, ao que dizem as boas e más línguas "craque" no seu país de origem (Argentina), achou que chegava a este país de "bola quadrada" e ao seu maior clube, que o contratou por bom preço, e, sem grande ou mesmo pequeno esforço, seria de imediato titular e ídolo levado ao colo pelos adeptos. Nos jogos de pré e início de época, começou logo a ver não seria bem assim, que o trabalho seria árduo e era preciso fazer pela vida. Depois, lesionou-se com alguma gravidade e logo imaginou, por via disso, as coisas se iriam tornar ainda mais difíceis. Amuou, fez "birrinha" e agora, parafraseando um qualquer governante, quer voltar à sua "zona de conforto", isto é, à Argentina, desrespeitando o contrato que de livre vontade assinou. Espero (e quantas vezes já disse isto?) desta vez o meu clube não vá na cantiga e não ceda às pressões do jogador, dando o exemplo que já tarda para que situações destas se não repitam. 

6 comentários:

VdeAlmeida disse...

Meu caro JC
Primeiro que tudo, espero que tenha tido um excelente Natal, junto com os seus.
Quanto ao Enzo, é capaz de ter razão naquilo que diz. Porém, e na minha modesta opinião, é que, provavelmente, o balneário do Benfica não está a ser bem gerido. É que já são casos demais desde que se iniciou a época. Não é só o Enzo Perez: é o Enzo Perez, mais o Rúben Amorim, mais o Eduardo, mais o Capdevilla... E deixe-me dizer que quanto aos dois últimos não entendo porque diabo o SLB os foi buscar, se não havia a intenção de os por a jogar?
Das duas uma: ou a SAD os foi buscar sem antecipadamente consultar o treinador, o que é incompreensível; ou o treinador deu o seu aval, e nesse caso, tratou-se de uma decisão desastrada, uma vez que a SAD despendeu largos milhares de euros sem qualquer aproveitamento. Qualquer que tenha sido, trata-se de algum modo, de um caso de gestão danosa (o que a mim, como é óbvio, não me afecta absolutamente nada, mas que registo).
Ainda quanto ao Enzo, e como nestas coisas há culpas de ambas as partes, é capaz de ser prematuro estar a assacar o odioso da questão só ao jogador. E lembro-me de que um caso semelhante sucedeu no Sporting - julgo que há 2 anos, com o Liedson - e que alguns "jornalistas" - Querido Manha, Rita e quejandos - comentavam com algum acinte, que um caso asssim só mesmo no SCP. Verei agora o sentido dos comentários dos mesmos senhores, relativamente a um caso idêntico, mas agora com um jogador do seu (deles) clube.

Abraço

JC disse...

Tive um Bom Natal, felizmente, Com filhos, netos e amigos mais chegados. Um Bom 2012 para si, "tanto quanto possível" como diz o PR.

1.Não sei se o balneário está ou não a ser bem gerido, e na ignorância não alimento especulações. "So far", o único caso incompreensível é o de Capdevilla, mas parte do clube e não do jogador, que não se tem manifestado. Eduardo foi uma má opção (é um GR mediano) e não é propriamente um caso.
2. Ruben Amorim será um problema que se irá resolver (espero) c/ bom senso. Foi um desaguisado momentâneo que espero se resolva c/ uma multa. JJ conhece o jogador e este até é associado do SLB de longa data.
3. Já Enzo Perez é um caso diferente.Um jogador mtº caro, que esteve quase sempre lesionado, tem contrato c/ o clube, há semanas anda a esticar a corda e depois não aparece... O clube terá que ser bem rigoroso e exemplar.
Abraço

JC disse...

Já agora, deixe-me acrescentar uma coisa: hoje em dia, todos sabemos algumas contratações são feitas por pressão de empresários, para pagamento de "favores", para acertos de contas, para manutenção de um bom relacionamento c/ quem domina o mercado, etc. Devemos ter isso em conta quando analisamos algumas decisões dos clubes na área de gestão dos RH.
Abraço

VdeAlmeida disse...

A ser assim, parece-me evidente uma promiscuidade indesejada entre os dirigentes das SAD (ou dos clubes) e os agentes. Provavelmente, se já tivesse sido legislado sobre as gestões danosas, as SAD's dos grandes clubes portugueses não estivessem no caos económico em que se encontram, muitas vezes porque os dirigentes esbajam os dinheiros das SAD's e clubes, coisa que de certeza não fariam se fossem indiciados criminalmente em casos de óbvia responsabilidade em gestões negativas para as cores que representam.
Ainda sobre os agentes, parece que o presidente do Barcelona é que tem razão.

Abraço

P.S. - Quando escreveu o comentário acima estava a pensar no caso do Roberto, hein? malandreco... :)

JC disse...

1. O caso de Roberto, que na altura analisei, será apenas um deles, talvez o mais evidente.
2. A promiscuidade é indesejada? Sim e não... Seria necessário fazer o balanço, o que não é possível por falta de elementos.

VdeAlmeida disse...

Bem, genericamente, a promiscuidade é sempre indesejável (não indesejada, isso diz respeito aos parceiros). Talvez o termo não tenha sido o mais preciso...