terça-feira, janeiro 27, 2015

Jorge Jesus levou uma banhada táctica

A primeira coisa que me apetece dizer depois do jogo de ontem - e disse-o mesmo durante o próprio jogo aos que aturaram o meu mau feitio quando o "Glorioso" não ganha - é que Jorge Jesus levou enorme banho táctico de Paulo Fonseca. Ora vejamos:

Sem o lesionado Gaitán e o transferido Enzo Perez, o SLB fica com a capacidade para o seu jogo interior desequilibrar em pequenos espaços reduzida a Jonas. Bloqueado este, como muito bem o fez o FC Paços de Ferreira com recurso a um bloco baixo e compacto, restam as alas, e foi por aí que o SLB conseguiu criar perigo nos primeiros 20'. Acertadas também as marcações nas alas (na direita, sobretudo, já que pela esquerda o SLB foi quase inofensivo), o que se tornava mais fácil, desviando "recursos", pois no meio apenas Jonas sabe jogar em pequenos espaços, o FC Paços de Ferreira controlou o jogo a partir desse seu bloco baixo, utilizando o contra-ataque e passes longos que levaram o SLB a cometer demasiadas faltas. O golo pacense até poderia ter surgido na cobrança de uma dessas (demasiadas) faltas, mas acabou por ter origem num "penalty" desnecessário cometido por um jogador que, por muito voluntarioso que seja e mesmo possuindo um bom pontapé, comete demasiados erros defensivos e a quem falta cérebro e classe para jogar no "Glorioso". Que raio, o menos "espampanante" mas bem mais "certinho" Sílvio ainda não pode jogar? Poder, talvez possa, mas Eliseu é que é a "cara" de Jorge Jesus.

Que poderia ter feito Jorge Jesus? Colocar Pizzi mais cedo em campo, pois não passando de um jogador mediano parece-me o seu tipo de futebol bem mais adequado do que o de Talisca àquilo que o jogo de ontem pedia. E atenção: no próximo sábado, na Luz, vamos ver o Boavista FC fazer mais ou menos o mesmo. Com a ressalva de jogar um futebol mais "sarrafeiro" e ter pior treinador e piores jogadores do que a equipa de Paulo Fonseca.

Nota: estou com o meu prezado consócio Pedro Adão e Silva ("Record" de hoje): ser legal marcar "penalties" como o que ontem Bruno Paixão assinalou a favor do SLB é de bradar aos seus e transforma o futebol atacante num género de "vamos lá ver se lhe consigo acertar no braço".

2 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais. Aliás era esta a técnica usada pelo tal Fonseca quando treinava o FêCêPê nos jogos contra o glorioso.
Os transportadores de móveis jogaram com linhas juntas (muita juntas) e anularam o jogo lateral do glorioso (Sálvio pouco pode fazer). De resto Jesus já devia saber o que o esperava...mas a sua (dele) teimosia é imagem de marca (complementar à pastilha elástica). Já agora porque não Cristante no meio campo ? Boa capacidade fisica e capacidade de colocar a bola onde quer (lembrando um pouco um tal de Paulo Sousa). Seria mais adeuqado para o jogo de ontem.
Por outro lado... não se podem falhar pénaltis...(mas acontece).
Sim...foi mesmo uma banhada técnica. As estatisticas valem o que valem e mesmo essas não foram favoraveis ao glorioso.
Enfim...nada que não se estivesse à espera. Bastaria entender como Jesus mantém a inflexibilidade nestes jogos (previsiveis).

Cumprimentos

JC disse...

Cristante é, para mim, quem melhor pode ocupar a posição "6", mas não sei se neste jogo mudaria alguma coisa. Já Talisca é um jogador de "transições", mtº limitado quando o SLB tem de jogar em "circulação" e ataque posicional. Nestas circunstâncias tem de existir uma alternativa e ontem seria Pizzi. Não é nada de especial, mas é o que há.
Cumprimentos