segunda-feira, outubro 12, 2015

De como já sentei o traseiro no "Centre Court" de Wimbledon mas não estava lá a Pippa Middleton nem ouvi os gritinhos da Sharapova

Quem não tem cão, ou caça sem ele ou limita-se a não caçar - que os gatos não são chamados para estas coisas. Ou "quer-se dezer": eu, que a coisas da caça sou pouco dado, se até hoje não consegui um "bilhetinho" para os "Championships" através das vias competentes ("ballot" ou outras - já lá vamos), porque não inscrever-me para uma visita guiada ao All England Lawn Tennis Club? Eu explico... Todos os anos, em Novembro, preencho a minha "application" para o chamado "ballot", isto é, a via principal para se conseguir um "bilhetinho" para o torneio de Wimbledon. Como, em média, o rácio é de um bilhete para cada quatro inscrições, até agora... nada. Como também para quem vive "overseas" (é assim que são chamados os que vivem para cá do Canal) as outras modalidades (já lá vamos) são pouco ou nada práticas, restou-me por agora a opção da visita guiada, marcada via internet, embora sem direito ao excitement da Pippa Middleton nas bancadas e dos "gritinhos" da Sharapova no "court". Também não se pode ter tudo, embora se deva continuar sempre a tentar.
E que dizer para além do que possa vir na estafada "Wikipedia? Bom...
  1. Wimbledon fica no London Borough of Merton. Apanha-se a District Line na direcção de Wimbledon e sai-se em Southfields. Depois, são cerca de 20' de agradável caminhada num arrabalde chique de Londres, entre o Wimbledon Park à esquerda (com um campo de golfe que presumo municipal, pois o parque é público) e um conjunto de casas daquilo que agora se convencionou chamar classe média-alta, à direita. Ou então, 5' de autocarro até à porta do All England Club, mas acho um bocado um sacrilégio. Optei pela caminhada à ida e pelo autocarro à volta (o Oyster Card é válido). Primeira conclusão a tirar: a improvável (mas hoje em dia um "must") combinação de cores - roxo e verde - do All England Club deriva das cores municipais do London Borough of Merton. 
  2. A visita guiada custa £24 para o comum dos mortais (£21 para os maiores de 60) e inclui os Centre Court, Court nº 1, Henman Hill, sala de imprensa, loja e museu.
  3. O clube tem entre 500 e 600 sócios (o número exacto, tal como a potência dos motores dos antigos Roll Royce e Bentley, não é divulgado). Cada sócio paga apenas £200 por ano, mas... não se excite: para se tornar membro do clube é preciso se proposto por quatro sócios, ser aprovado pela direcção e, depois... ficar à espera, sabe-se lá até quando - ou até nunca. Parece que a preferência vai para gente de algum modo ligada ao mundo do ténis, sendo que os antigos campeões individuais se tornam automaticamente membros. Mas houve uma excepção: John Mc Enroe, que pelo seu feitio controverso parece que ficou uns anitos largos à espera. Vidas...
  4. Os sócios não estão autorizados a jogar nos "courts"principais, apenas o podendo fazer em alguns secundários, até dois meses antes do início dos "Championships", e nos "courts" sem piso de relva destinados a treinos, ensino, etc.
  5. Com tão parco dinheiro recebido dos seus sócios, o clube vive das receitas das transmissões televisivas dos "Championships", das verbas recebidas de patrocinadores (Rolex, IBM, HSBC, Évian, Ralph Lauren, Jakob Creeks, etc) e da venda de bilhetes (1/2 milhão de espectadores durante os "Championships"). Todos os anos gera um "excedente" (o clube não gosta da palavra lucro) que é inteiramente aplicado no desenvolvimento do ténis à escala mundial.
  6. Todos os anos, no final dos "Championships", o piso é mudado na totalidade dos "courts". A relva é cortada, ficando apenas a raiz, e vai crescendo a partir daí, sendo preparada ao longo do ano. É cortada três ou quatro vezes por semana, nunca podendo exceder os 15''. Durante os "Championships" a sua altura é de 8''. A preparação inclui uma cerca electrificada anti-raposas (em Londres a raposa tornou-se quase um animal doméstico), que parece gostam muito usar a relva dos "courts" como casa de banho, e um falcão residente, do nome Rufus, para enxotar os pombos (à atenção de Fernando Medina).
  7. Os chamados "apanha bolas" ("ball girls and ball boys") não precisam de saber jogar ténis e são normalmente recrutados nas escolas da região. O seu treinamento inclui aprenderem algumas das "manias" do(a)s principais jogadore(a)s, para que não falhem no modo como entregam as bolas. E, claro, não são pagos, podendo contudo ficar com o seu equipamento como recordação.
  8. Para os "courts" a entrada de comida está condicionada. Mas para a famosa Henman Hill, com o seu quadro electrónico gigante, pode levar-se um cesto de picnic (por mim, devia estar também sujeita a inspecção do respectivo bom gosto).
  9. Terminados os "Championships", os jogadores participantes têm direito ao acesso livre às instalações do All England Lawn Tennis Club durante quinze dias, o que inclui assistência médica, ginásio, fisioterapia, restaurantes, etc.
  10. Os habitantes da zona parece que odeiam o torneio, pois vêem o seu sossego e o bucolismo do Wimbledon Park invadido e transtornado por dezenas ou centenas de milhar de amantes do ténis. Mas nem tudo está para eles perdido: como não existem hoteis na área e ficar no centro de Londres é complicado por causa do trânsito (estragaria a vida ao "referee", o homem encarregado de assegurar o cumprimento da boa ordem dos jogos), vão de férias (literalmente, "põem-se na alheta") e a alugam as suas casas e apartamentos a jogadores e respectivos acompanhantes (namorado(a)s, famílias, treinadores, fisioterapeutas e por aí fora". Uma boa maneira de ter férias "à borla".
  11. Por último, como conseguir um bilhete para os "Champioships" (2/3 dos bilhetes são para venda ao público)? Bom, como disse, temos em primeiro lugar o "ballot". Para os "overseas applicants", como eu, trate disso agora em Novembro. Pela internet, o que é uma sorte, pois os "UK residents" têm de dirigir-se ao All England Lawn Tennis Club, pedir os "papelinhos", preenchê-los e entregá-los, em mão ou pelo correio (very old fashion). Se não os conseguir desta forma, restam-lhe duas alternativas: ir, durante os dias em que decorrem os "Championships", para a porta do clube - de preferência passar lá a noite - e ter a sorte de ser um dos primeiros mil ou mil e pouco "sortudos" que conseguem bilhete por essa via; ficar à porta, durante o dia, para ver se consegue ser presenteado com um dos bilhetes reutilizáveis. Passo a explicar: receber, a troco de cinco libras que o clube doa para acções de caridade, os bilhetes de espectadores que resolvem sair antes dos jogos terminarem. Claro que há sempre a hipótese de conseguir ser convidado por um patrocinador, pelo All England Club ou... entrar para sócio. Agora... boa sorte, para mim em primeiro lugar.

Sem comentários: