segunda-feira, dezembro 22, 2014

O "deve" e o "haver" do SLB de Jorge Jesus

O que o SLB de Jorge Jesus conseguiu e o que deveria ter conseguido alcançar durante durante estas últimas seis épocas em função do investimento realizado pela SAD do clube.
  1. Dois títulos de campeão nacional (até agora) - Devia ter conquistado mais um: é imperdoável para uma equipa com a dimensão do SLB perder o campeonato em casa com o GD Estoril-Praia.
  2. Uma Taça de Portugal - Imperdoável ter perdido uma segunda final contra um VSC em crise profunda.
  3. Presença em duas finais da Liga Europa - Deveria ter estado presente em três (a eliminação nas 1/2 finais pelo SC Braga é inadmissível) e ter ganho a final com o Sevilha FC.
  4. Quatro Taças da Liga - Em linha, ou até admito tivesse ganho menos uma.
Acresce um único apuramento (em cinco possíveis) para os 1/8 de final da Champions League, mas neste caso uma melhor prestação entraria em conflito com um ou mais dos apuramentos conseguidos para a Liga Europa, pelo que há que levar isso em consideração.

Já agora: há que comparar o comparável. Apenas na época de de 2008/2009 (Quique Flores) o investimento da SAD do meu clube se pode comparar com o realizado durante qualquer das épocas do consulado de Jorge Jesus.

6 comentários:

filhote disse...

Inadmissível é o ponto 1 deste post. Não é intelectualmente honesto escrever que Benfica perdeu o campeonato em casa com o Estoril.

Como sabemos, o Benfica foi jogar ao Dragão ainda isolado no primeiro lugar.

Ora, uma equipa que precisa de 4 pontos de vantagem para ser campeão, por considerar que o clássico é jogo perdido, é uma equipa que não merece nada. Para ser um verdadeiro campeão, o Benfica teria sempre de pontuar no Dragão (não o conseguiu por segundos). E os jogadores e Jesus sabiam isso.

Mais: esse campeonato, e a referida final da Taça, foram perdidos, em parte, por erros individuais, grosseiros, do frangueiro-mor Artur Moraes. O keeper falhou em casa com o Estoril, no Dragão, e no Jamor.

O Jesus é tão culpado nas derrotas como nas vitórias...

filhote disse...

Errata: na primeira linha do terceiro parágrafo, ler campeã em vez de campeão.

JC disse...

Repara, Pedro: em parte alguma digo que a culpa foi de JJ. Limito-me a elencar o que o SLB da era de JJ conseguiu, em termos de resultados desportivos, e o que, quanto a mim, deveria ter conseguido. JJ é o treinador e terá de assumir tb as suas responsabilidades nos sucessos e insucessos. Por esse teu raciocínio tb não podemos atribuir a JJ quota-parte nos sucessos, que, como bem fazes notar, claro tb a tem, mas sim à acção deste ou daquele jogador. E, claro, perder nas Antas é um resultado que se aceita, ainda por cima num jogo decisivo para o FCP; já empatar um jogo decisivo em casa com o Estoril, que nos permitiria ir às Antas descansados, é inadmissível. Abraço.

JC disse...

E votos de um excelente Natal!

filhote disse...

Amigo JC, compreendo os teus argumentos, porém, não os consigo aceitar na totalidade.

E não fiques a pensar que sou fã incondicional de Jorge Jesus. Longe disso.

Simplesmente não me sai da memória o facto de num ano ele (a equipa) perder tudo numa semana, nas várias "finais", e no ano seguinte, voltar às "finais" - já em si difícil -, e limpar quase tudo (3 em 4). Isso não é para qualquer um...

O que importa, neste momento, é que somos primeiro. Por isso, votos de um excelente Natal também para ti! Aquele abraço!!!

filhote disse...

Errata: ler "somos primeiros". Parece-me mais correcto.