Um dos problemas que se tem verificado na era de Jorge Jesus à frente dos destinos técnicos do futebol profissional do SLB é a demasiada sensibilidade que o modelo de jogo da equipa apresenta às variações de investimento. Claro que num campeonato de longa duração o orçamento acaba sempre, em circunstâncias normais, por ter uma importância decisiva - tenho-o dito - e a classificação final reflectirá isso mesmo na maioria das épocas, mas o que tem acontecido durante estes seis anos é que os resultados desportivos têm tido alguma dificuldade em acompanhar, proporcionalmente e num sentido positivo, o esforço de investimento realizado, ao passo que qualquer pequena variação do investimento no sentido negativo se reflecte mais do que proporcionalmente nesses mesmos resultados desportivos. Digamos que se fosse possível construir um modelo matemático adequado (não se riam), para cada 1% a mais de investimento os resultados desportivos tenderiam a melhorar (por exemplo) apenas 0.2% , enquanto cairiam (outro exemplo) 1.5 ou 2% por cada quebra de 1% nesse mesmo investimento. De modo muitíssimo grosseiro, é isto, o que traduz-se em campo, por exemplo, nas demasiadas dificuldades sentidas pela equipa quando, nos jogos mais importantes, se vê amputada de dois ou três jogadores fundamentais ou nas dificuldades em manter nível competitivo aproximado de época para época ou até mesmo durante uma única época.
Quais as razões para esta situação? Fundamentalmente, o modelo de jogo assentar demasiado nos desequilíbrios obtidos no "um para um", nas alas, obrigando os pobres laterais a funcionarem ao estilo da anedota do "macaco e da girafa", e no facto de depender demasiado de certos lugares considerados "chave" (o nº "6", por exemplo, a capacidade dos guarda-redes para jogarem "subidos" ou do companheiro de Luisão para iniciar as transições). São lugares de grande exigência para os quais o plantel de um clube com as limitações financeiras do SLB muito dificilmente poderá proporcionar soluções em quantidade e com a qualidade exigida pelo modelo de jogo.
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