quinta-feira, outubro 02, 2014

5 recados 5 para Jorge Jesus

  1. Não sou treinador do SLB, não assisto aos treinos e por isso gosto pouco de entrar por este tipo de análises. Mas, inclusivamente, nunca tendo visto jogar Lizandro Lopes com "olhos de ver", e face às sucessivas medíocres prestações de Jardel, será que o jogado argentino, já com experiência europeia, não se adapta, com vantagem, às especificações requeridas por Jorge Jesus para o lugar? Repito: não conheço as características do jogador, mas, não obstante, seria bom que o treinador do SLB desse uma explicação aos sócios e adeptos.
  2. Já agora. Face às dificuldades em preencher a contento o lugar "6", informo Jorge Jesus que existe na equipa "B" um rapaz chamado Pawel (lê-se "paveu" porque o "l" tem um "tracinho" que não encontro no meu teclado) Dawidowicz que tem dado boas indicações em função daquilo que o treinador do SLB pretende para o lugar. Sim, eu sei que a equipa "B" é outra coisa, bem diferente. Mas estranho nunca tenha sido sequer chamado a treinar com a equipa principal. Começa-se por aí, não é, Jorge Jesus?
  3. Jorge Jesus afirmou na conferência de imprensa que o Bayer Leverkusen foi melhor (esqueceu-se de acrescentar "muito"). Era escusado, já que toda a gente viu e até um néscio na matéria seria capaz de tal afirmação. O que espero de um treinador do meu clube é que explique o porquê e diga o que vai fazer para que o problema se não repita. É para isso, e não para dizer o óbvio, que todos nós - sócios - lhe pagamos (e não é pouco - o que pagamos e o que ele recebe). Que raio, do outro lado não estava o Real Madrid!
  4. Estive a ver o Zenit - Mónaco. Jogando com um bloco médio-baixo, as linhas juntas, fazendo circular a bola, equilibrando a equipa e pressionando a meio-campo, o Mónaco quase anulou Hulk e o Zenit poucas oportunidades criou. Faltou ao Mónaco aquilo que... não tem: capacidade para romper e desequilibrar na área contrária. Mas provou-se que, fazendo o trabalho de casa, este Zenit é anulável, mesmo pelo actual 12º classificado da Liga francesa. Mas o que é preciso mesmo é não esquecer de fazer o trabalho de casa. Vale?
  5. Jorge Jesus sabe que com este modelo de jogo, muito eficaz internamente contra equipas "menores" mas inadequado ao nível de uma Champions League, muito dificilmente consegue ultrapassar a fase de grupos. Por isso desvaloriza a competição, preferindo o campeonato e a Liga Europa, onde pode ganhar (no primeiro caso) e fazer o chamado "brilharete" (no segundo). Esquece-se que, em receitas, os 1/8 de final da Champions League valem tanto ou mais do que a final da Liga Europa e que esta, mesmo chegando à final, não deixa de ser uma competição secundária, onde o último vencedor foi o Sevilla FC, precisamente contra o SLB, e a cuja final até já SC Braga e Fulham chegaram. Certo?

Sem comentários: