segunda-feira, dezembro 30, 2013

Sobre o SCP - FCP de ontem, metendo "a foice em seara alheia"

  1. Não me lembro de um FCP tão fraco e com um tão elevado número de jogadores apenas medianos. Desde Villas-Boas que a equipa fazia da posse e circulação de bola a sua marca de água, o que a tornava temível e tal até estabelecia um interessante contraste com o modelo de transições rápidas do SLB de Jorge Jesus. Agora parece jogar num modelo "em forma de assim", que temos dificuldade em perceber o que seja. E, claro, com um Lucho a caminho do ocaso, há à frente de Fernando, e quando não joga Jackson, demasiados jogadores apenas medianos, onde Silvestre Varela quase consegue fazer  figura de craque. Licá, Carlos Eduardo, Josué, Ghilas? Gente que há alguns anos, com sorte, jogaria no SC de Braga.
  2. Já vi William Carvalho jogar várias vezes, no SCP e na selecção sub-21, e, confesso, não consigo perceber as razões de tanto entusiasmo. Joga num espaço reduzido, é lento e pouco agressivo, passa quase sempre para o lado ou para quem está "ali ao pé", não sai a jogar e não participa no início das acções ofensivas da equipa, transmitindo-lhe dinâmica. É o que costumo chamar o jogador "tipo matraquilho". Ontem, do outro lado, Fernando até esteve longe de fazer um grande jogo, mas o contraste de estilo e processos é por demais evidente. Se os meus amigos "lagartos" querem elogiar alguém façam-no com Adrien Silva, um nº8 moderno. A jogar assim, será uma injustiça não fazer parte da lista de 23 para o Brasil.
  3. Quando o via no Moreirense estava na cara que Ghilas era o tipo de jogador para uma equipa "pequena/média", capaz de aparecer muito bem nas costas de uma defesa adversária que jogasse adiantada no terreno. Poderoso, móvel, rápido no "sprint" longo e com boa técnica de remate. Assim sendo, tenho enorme dificuldade em perceber o que levou o FCP a contratá-lo. Ou não tenho, porque já  deixei de tentar perceber muitas das contratações do futebol sem ser à luz dos critérios de agentes de jogadores e do papel das equipas "grandes" no financiamento dos clubes de menor dimensão.   

16 comentários:

gin-tonic disse...

É politicamente corecto desejar Bom Ano?
Que seja!
Em 1932, o Miguel Torga escrevia no seu «Diário»:
«Como se fosse possível um ano novo ser melhor do que o velho!»
Um abraço

JC disse...

Como fui excomungado por alguns - parece - não sei se será politicamente correcto. Mas mtº obrigado. Igualmente para ti e família, esperando, com escassas esperanças, mas enfim, o governo não nos venha mais ao bolso e o Glorioso seja campeão.
Abraço.

Vic disse...

Duas ou três notas: não me parece que o FC Porto esteja assim tão fraco no que diz respeito à qualidade de jogadores. Tem um guarda-redes suplente que demonstrou classe e que os salvou de uma derrota, têm os dois laterais mais caros do futebol português (só o que custaram foi mais que aquilo que custou o plantel completo do Sporting), e os centrais são cobiçados por meia Europa. A linha média será porventura o seu calcanhar de Aquiles quando Lucho não está em campo. No entanto, o valor de Fernando é indiscutível. É verdade que Licá não tem categoria para o FCP, Ghilas tem margem de progressão (mas é o protagonista de um caso que demonstra que algo mudou no SCP para melhor, quando a SAD recusou as verbas astronómicas que o Moreirense pedia por ele - o FCP pagou 3,8 M de euros por, suponho, metade do passe - tendo acabado de ir buscar por uma verba que em comparação a essa é irrisória, o jogador do qual Ghilas é substituto). Josué não jogou, pelo que não me pronuncio, e Carlos Eduardo, nos dois jogos anteriores tinha feito boas exibições. O que me parece é que o FCP está mais fraco a nível orientação. Paulo Ferreira é que não me parece à altura do lugar. E já agora, vamos lá, estar a falar em fraquezas do FCP baseado neste jogo, sem reconhecer o mérito da exibição do SCP...
O William Carvalho é um jogador em evolução e tem feito exibições muito boas, não tendo sido a de domingo, uma das melhores. Mas não é verdade que jogue para o lado e para trás. Neste campeonato já conta com mais que uma assistência para golo, com passes a rasgar a defesa, e até tem contribuído no próprio ataque, tendo já marcado 2 golos. Comparar um jogador 21 anos e com larga margem de evolução, com Fernando, jogador já feito, é que não me parece nada lógico. Mas sempre é curioso verificar que, duas entidades independentes, consideraram o William, melhor jogador da Liga dos meses Outubro/Novembro. Portanto, parece que não se trata de uma "mania" dos adeptos sportinguistas.

Penso que a posição correcta do Sporting no seu todo - SAD, equipa técnica e adeptos - é seguir a linha do treinador e "ver" a equipa como um todo, e não destacando individualidades. Até porque é na sua dinâmica colectiva que reside a verdadeira força da equipa e que "diz" porque está ela a fazer uma época tão positiva.

Já agora: tenho achado muito curioso os adeptos de SLB e FCP andarem-se a queixar disto e daquilo, que a época não está a ser o que devia ser, e por aí fora, e no final, ambas as equipas estão praticamente com os mesmos pontos da época passada por esta altura.
Talvez este seja um bom tópico para um seu próximo post.

Aproveito para desejar um 2014 muito bom, principalmente cheio de saúde, e si e aos seus

Abraço

JC disse...

Bom, meu caro:
1. Se verificar bem o que escrevo, refiro-me ao FCP à frente de Fernando e quando Jackson não joga. Existe ali demasiada mediania. Ponto. carlos eduardo fez dois bons jogos? não vi os jogos e, com duas ou três excepções, acredito tanto na crítica como no Pai Natal. Vejamos as suas prestações ao longo da época, que é assim que se fazem as análises.
2.William Carvalho? Por acaso, por causa do bruuáá à sua volta, tenho procurado segui-lo com atenção, tanto no clube como nos sub-21. Aliás, devo dizer-lhe que no SCP-FCP estive especialmente atento ao jogador. E não altero nada do que disse. Joga num raio de 5m, é lento, pouco agressivo, participa pouco no jogo e não "sai a jogar". Faz um ou outro passe longo de qualidade por jogo. Sim, um ou dois, mas farta-se de perder bolas e entrega normalmente para quem está mais perto. Tem margem de progressão? Claro, mas as suas características essenciais são estas e essas podem ser "limadas", mas não mudam. Lembra-se do que disse de Nelson Oliveira e André Gomes?
3. Quando se refere a "entidades independentes" está a referir-se a jornalistas e etc? Independentes de quê e de quem? Um conselho: leia o artigo de JPP no Público do passado sábado.
Um Bom Ano para si e família, com saúde, dinheiro para gastos e o SCP em segundo atrás do "Glorioso".

Vic disse...

Quem é o JPP? Percebe de futebol? :-)

Vic disse...

A sério: as entidades foram a Liga e o sindicato dos jogadores e treinadores, não se trata de jornalistas. Ora ao que me parece, a Liga não deverá ter favoritos ou mover-se por clubites (e se o for, nos últimos anos de certeza que o Sporting não terá sido nunca objecto de qualquer favorecimento). Já no caso dos sindicatos indicados, não se poderá afirmar que não percebem nada de futebol, não será assim?
De qualquer forma, e quanto ao futuro, não tendo dons divinatórios, vou esperar para ver como evolui o rapaz. E tenho esperança que se confirme como grande jogador, até porque os olheiros do Manchester United não se costumam enganar muita vez

Um abraço

JC disse...

1. Conhece a história do "rei vai nu"? Pois é,quando alguém começa a dizer que "fulano de tal" é um génio, vêm logo de seguida uns milhares repeti-lo. Infelizmente, as coisas funcionam mtº assim e depois, no caso do futebol, vê-se quando vão jogar para o estrangeiro. e os sindicatos de treinadores e jogadores são organismos corporativos, com interesses mtº próprios. Depois, e num outro patamar, mesmo a gente conceituada como Mourinho oiço asneiras do tipo "se for seleccionador não naturalizo jogadores" (capa de "O Jogo". Desde quando um seleccionador concede a nacionalidade portuguesa a quem quer que seja? Pasmo!
2. O artigo de JPP é sobre os jornalistas, os "media" e o poder. É só fazer a extrapolação para a imprensa desportiva, onde o despudor e a incompetência ainda são maiores.
3. As equipas de "scouting" do Man United devem seguir centenas ou milhares de jogadores. Para além disso, este tipo de notícias que cita são um bom exemplo de notícias colocadas "a pedido" de clubes e agentes. Vemos milhares do mesmo género diariamente...
Abraço.

Vic disse...

Desculpe a insistência no assunto, mas é tema que me interessa, e como me aconselhou a ler JPP, eu agora sugiro-lhe ler a entrevista completa que cita, de Mourinho, na qual ele se refere muito elogiosamente quer a Matic, quer a...pasme, William Carvalho. Ora se Mourinho pode dizer a asneira que refere, o que decerto não se lhe pode negar é a assertividade de análise sobre as características dos jogadores que vê jogar.
Mas ainda sobre a "asneira" deixe que lhe diga que não terá sido isso que ele disse ou terá querido dizer, e sim que um dia que seja selecionador nunca pedirá a qualquer jogador que se naturalize de modo a que seja possível seleccioná-lo, ou mesmo que não seleccionará jogadores que se tenham naturalizado com esse objectivo em mente. Aliás, como muito bem diz da incompetência da imprensa, não me admiraria que esse titulo seja fruto, mais da pena do escrevinhador do que a transcrição exacta daquilo que Mourinho disse.
Tenho apreço por algumas posições de JPP, por outras, nem por isso. Quanto ao artigo em questão, não o tendo lido, até acredito que comungue das suas ideias.

Abraço

JC disse...

1. Confesso não li tal entrevista com Mourinho; salvo raras excepções, não leio jornais desportivos. Limitei-me a ver a capa numa app do meu telemóvel.
2. O futuro dirá quem tem razão sobre William Carvalho. Aliás, tb já o disse sobre Nelson Oliveira e André Gomes, que até são do meu clube.
3. O United até se deixa enganar. Ou melhor, não é bem assim: tb embarca em negócios pouco claros como o de um tal Bebé.

Queirosiano disse...

Intrometendo-me (e peço desculpa) na conversa, três barretes que me ocorrem, enfiados pelo United: Manucho, Anderson e Bebé. Para só falar nos que têm ligação a Portugal.

Bom Ano!

JC disse...

Um Bom Ano, Queirosiano. E com o Glorioso campeão!

JC disse...

Acrescento:
1. Hoje é um dos mtº raros dias em que comprei um jornal desportivo; A Bola, para ler a entrevista com LFV. A última vez, há uns meses, foi quando tinha comprado, salvo erro, o Record para ler a entrevista do presidente do SCP.
2. Basta ver jogar o United para perceber que não precisa de um jogador do tipo William Carvalho. Precisa, isso sim, de um central de categoria (talvez tb de um defesa-dtº) e, principalmente, de um médio atacante (um género de Modric, Oscar ou Hazard) que crie espaços, desequilibre e permita assim a Rooney jogar um pouco mais à frente, desgastando-se menos nas acções de recuperação/construção. Vale?

Vic disse...

Duas respostas numa: meu caro Queirosiano, não conheço nenhum clube no mundo que não enfie os seus barretes, e tenho a certeza que os que menciona não terão sido os únicos que o MU enfiou. Sob a perspectiva dos dirigentes do City, Balotelli terá sido um dos maiores que eles enfiaram. Mas falando de barretes, qualquer dos 3 grandes tem uma lista extensa deles, não é assim? e nem se podem rir muito uns dos outros.
Meu caro JC: não sei se o MU precisa de um 6, mas de certeza que quando compraram o CR não estavam a pensar em que ele fosse entrar de caras na equipa. Depois, foi o que se viu...

Abraço

(acautele-se não vão eles vir cá comprar o Matic!)

JC disse...

1. Matic é um 6 mtº diferente de William Carvalho e, mesmo assim, se fosse "manager" do United, não acho um jogador do seu tipo estivesse entre as minhas prioridades. Mas não tenho de me acautelar, como pode ver pelo "post" de hoje sobre a entrevista c/ LFV: por mtº que me custe,o SLB já deveria ter vendido um ou dois jogadores no Verão e foi um erro não o ter feito. Terei pena se um jogador-chave sair, mas o modelo de negócio do clube a isso obriga.
2. Quando contratou CR7 o United estava numa situação desportiva mtº diferente. Agora precisa de contratar quem tenha a garantia de poder entrar rapidamente na equipa e fazer a diferença.
3. Claro que todos os clubes têm uma lista extensa de barretes, incluindo o MU. Mas não foi você que valorizou uma notícia indicando o alegado interesse do United em WC?
Abraço

Vic disse...

Sim, mas nesta última resposta, limitei-me a comentar o que o Queirosiano tinha escrito. Só que: 1- espero que nem o MU nem outro clube venha buscar o William 2 - que o meu clube consiga resolver os problemas que tem pendentes - Labyad, Elias e Jeffren principalmente - e não necessitar mexer na estrutura da equipa que está agora a jogar.
Só um aparte acerca do SLB: para resolver os problemas que tem (como refere LFV, de ordem financeira), só vendendo pelo menos um dos seus principais jogadores - Garay, Matic ou Gaitan - é que poderá atenuar de alguma forma, os saldos negativos, uma vez que não será vendendo um ou dois jogadores por 2 ou 3 milhões de euros cada, que irá resolver alguma coisa.

jun disse...

Muito bom, a descrição do William Carvalho é em bom medida a correcta descrição do Fernando, uma moda que foi agora inventada. A do Fernando, leia-se. O Fernando tem uma capacidade de passe incrível... certo.