quinta-feira, agosto 21, 2014

Futebol Clube do Porto: um projecto "chave na mão"

Para esta época, o FCP não se limitou a contratar um treinador com uma determinada ideia de jogo, o que até seria normal e estaria correcto. Na realidade, Pinto da Costa comprou um verdadeiro projecto "chave na mão": um treinador, uma ideia de jogo bem definida, os jogadores da confiança desse treinador, capazes de pôr rapidamente em prática as suas ideias, e carta branca para os despedimentos de quem não se enquadrasse nesse novo projecto. Apesar da ideia de jogo de Julen Lopetegui ter alguma tradição no clube desde José Maria Pedroto, basta olhar para o plantel e ver Jackson Martinez promovido a "capitão" para se perceber que o FCP pouco mais é neste projecto do que "barriga de aluguer", tendo-se nele diluído a tão apregoada e mítica "estrutura" e não existindo, para além dessa ideia de jogo, qualquer ligação à cultura, filosofia e valores (bons ou maus) do clube. Inclusivamente, parece estarmos mesmo perante um género de corte epistemológico no modelo de negócio do FCP nos últimos anos, tendo dificuldade em perceber como este projecto, muito baseado, no seu núcleo duro, em jogadores emprestados, pode vir a criar valor futuro para o clube. 

Pode dar ou não certo; e dar certo será alcançar o seu principal objectivo, aquele para que foi "comprado" por Pinto da Costa: impedir o SLB de ganhar o segundo título consecutivo. Mas será sempre, ao contrário do que tem acontecido até aqui no FCP, um projecto de curto-prazo, que, mesmo que bem sucedido, dificilmente criará raízes ou deixará rasto. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois, pois, a dor de cotovelo é uma coisa lixada. E ver-se uma casa arrumada quando a própria está de pantanas e assim continuará, porque quando não há dinheiro, não á palhaços, também não ajuda.

Anónimo disse...

Falta ainda referir a forte contribuição para a aquisição de uns arbitros. O Padrinho, não se esquece de nada.
Vamos ver se a "chave na mão", não dá para o torto.

Cumprimentos

JC disse...

Agradeço comentários que possam dar um contributo para a discussão e não como, infelizmente, estes dois.