quinta-feira, agosto 07, 2014

António Costa e o BES

Só uma nota, "a pedido de várias famílias:

Na sua entrevista à "Visão", António Costa lança algumas interrogações e coloca algumas questões pertinentes em relação à solução encontrada pelo governo e pelas instâncias europeias (sim, por ambos) para o caso BES. No fundo, questões que todos os portugueses colocam. Afirma, no final, que esta não é a "solução mágica" que nos foi apresentada. Reparos a António Costa:
  1. Não existem soluções mágicas para um problema desta gravidade e todas as possíveis trariam consigo injustiças, riscos, incertezas e problemas, em doses variáveis. A única solução "mágica" - digamos assim - era não ter deixado o problema avolumar-se e alcançar esta magnitude, e é aí que as críticas da oposição deverão centrar-se. A encontrada é, segundo me parece, apenas uma solução razoável e, até ao momento, ainda não encontrei quem propusesse melhor. 
  2. Ficaria bem a António Costa, que - e bem - pretende contrapor ao populismo de Seguro uma atitude de estadista, assumir isto. Aliás, parece-me existir no PS, mesmo entre os apoiantes de Costa, uma espécie de síndroma "not invented here" em relação à solução encontrada pelo governo e pelas instâncias europeias para o problema do BES. Sem dúvida, esta é uma atitude negativa para quem se propõe alcançar compromissos.

Sem comentários: