terça-feira, agosto 05, 2014

Sport Lisboa e Benfica: talvez a questão essencial

A questão essencial que deve ser colocada a Luís Filipe Vieira, à direcção do SLB e à administração da SAD só secundariamente tem a ver com a venda dos passes de tantos jogadores este ano, com a qualidade, ou falta dela, dos jogadores contratados, com a capacidade do treinador para construir um equipa nova, com a escolha dos adversários nesta pré-época, mesmo com os compromissos financeiros de curto-prazo assumidos, etc, etc. Claro que estas não deixam de ser questões relevantes, mas a essencial, a decisiva a ser colocada é em que medida a direcção e a SAD presididas por LFV não terão, nos últimos anos, prejudicado o crescimento sustentado do futebol profissional do clube em troca da necessidade de obter títulos no curtíssimo prazo, objectivo essencial para que o actual presidente se mantivesse no poder. Ou seja, em que medida a estratégia não se subordinou à táctica e o médio/longo-prazo ao curto-prazo. Esta questão é ainda mais relevante quando, possivelmente, o clube e a SAD tiveram que adoptar soluções de engenharia financeira de risco para manter e reforçar o plantel na época passada (depois das frustrações de 2012/13 não permitirem novo falhanço), das quais pode agora a equipa, eventualmente, estar a sofrer as consequências em termos de contratações que permitam manter os resultados desportivos. Note-se que não estou a fazer uma afirmação, mas, pura e simplesmente, a colocar uma interrogação que penso ser relevante.

De qualquer modo, já assisti a muitas pré-épocas; vi muitos "campeões" e "grandes jogadores" das "ditas" desaparecerem mal começam os jogos a sério. As suficientes para, sem prejuízo das actuais e mais do que legítimas preocupações, manter ainda alguma  dose de confiança.  

3 comentários:

Rato disse...

Se o Enzo e o Gaitan também saírem, o Jesus se mantiver e daqui a 9 meses conseguir parir um novo campeão, terá assegurada uma estátua ao pé da do Eusébio!

JC disse...

Se o Eusébio ainda jogasse... mas que "fintas" que ele faria.

JC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.