sexta-feira, dezembro 06, 2013

SLB - F. C. Arouca: estou farto!

  1. Já disse e vou repetir: contra equipas que jogam em bloco baixo e com as suas linhas muito juntas, o que acontece com grande frequência nos jogos na Luz, o SLB, sem extremos rompedores como Sálvio ou Di Maria e sem um jogador como Cardozo que "inventa" golos do nada, tem de ter atrás do ou dos "pontas de lança" um jogador inteligente que saiba jogar nos pequenos espaços, em tabelas e desmarcações curtas, criando espaços onde eles não existem. Sem isso, não só se arrisca a não ganhar, como nem sequer consegue criar as chamadas oportunidades de golo. Hoje, mais uma vez.
  2. E depois não se percebe como tendo jogadores no seu sector defensivo com indiscutível qualidade, continua o SLB, há meses, a sofrer golos infantis em lances de bola parada. Até do Arouca. Que fazem nos treinos? 
  3. Outra coisa que não se percebe é porque jogou Cortez, já com malas aviadas para regressar às origens. Para poupar André Almeida para terça-feira? Mas qual, para Jorge Jesus, a probabilidade do SLB ganhar ao PSG e do Olympiacos não o conseguir fazer frente ao Anderlecht? Cortez foi uma avenida a saiu no final da primeira-parte, achincalhado pelo público. Equívocos atrás de equívocos, e só admiro a paciência dos meus consócios. Por mim, estou farto!

6 comentários:

gin-tonic disse...

Jesus sempre foi um enorme potenciador de equivocos.
Qualquer junior do clube faz melhor que Cortez.
E o guarda-redes não está na hora de ir meditar para a bancada?
Lá bem no fundo continuo a pensar que o incidente de Guimarães teria sido a hora ideal para chegar a um acordo para a saída de Jesus.
Voltarei à Catedral?
«Pai, porque me abandonaste!»

JC disse...

Não te tenho visto por lá...

Vic disse...

Bom, não querendo meter foice em seara alheia, parece-me que a questão não está no ataque, até porque 2 golos marcados, ainda por cima em casa, normalmente dariam para uma equipa para o Benfica ganhar qualquer jogo - parece que agora para os jornalistas desportivos, um qualquer 3-0 já é goleada (eu ainda sou do tempo em que só era goleada a partir dos 5 ou 6) - a qualquer adversário. Pelo que tenho visto, parecem-me haver demasiados problemas na mecanização da equipa, além de que o SLB há muito que não consegue resolver o problema dos laterais - bem, o FCP tem 2 laterais que custaram 30 milhões e também não tem feito grandes resultados - Mas o que me parece é que a origem dos resultados menos bons, tem causas mais profundas e não têm como culpado principal Jorge Jesus. Mas isto sou só eu a dizer, que não percebo nada do assunto

Abraço

JC disse...

1. Isto não é "seara alheia", por isso todos os que gostam de "bola" podem comentar desde que o façam com educação.
2. Mas neste caso não estou de acordo consigo: no caso dos laterais tanto Maxi como André Almeida, Sílvio e Siqueira dão boa conta do assunto e uma elevada percentagem dos golos sofridos são de "bola parada", o que remete para como a defesa, no seu conjunto, se organiza e posiciona nessas ocasiões
3. Existe muito o vício, fomentado pela imprensa desportiva, de remeter todos os problemas de uma equipa para "causas mais profundas", etc, etc. É uma forma de tentarem perceber e evitarem interpretar o que se passa no campo, para o qual não estão habilitados. E os problemas do SLB são bem visíveis no campo,nas questões técnico/táticas, não sendo necessário remeter para forças mais ou menos obscuras.
Abraço

Vic disse...

Bem, eu não falava propriamente de forças obscuras mas de opções de gestão que considero muito más. exare, o SLB tem a mesma equipa do ano passado, e é estranho que uma equipa que fez jogos bem jogados no ano passado, este ano venha a exibir um nível tão baixo. Claro que falta Sálvio, mas uma equipa do nível do Benfica não pode estar dependente de um só jogador. E o treinador era o mesmo.
Quanto a mim, o grande problema nasce no modo de gerir a estrutura. Porque se não duvido da capacidade técnica de JJ, a verdade é que disciplinarmente, a SAD retirou-lhe grande parte da sua capacidade de liderança com o esticar do caso Cardozo e com a solução encontrada. E essas coisas transpiram para o plantel, quer se queira quer não, e em qualquer equipa do mundo. Cabe na cabeça de alguém uma novela semelhante no MU de Fergusson ou no Inter ou Real Madrid de Mourinho? E é claro que tal episódio serve de alibi a cenas como a protagonizada há uns dias por Markovic quando foi substituído. Isto é, neste momento, JJ está completamente desautorizado junto do plantel que deveria liderar.
Claro que JJ tem equívocos como acontece a qualquer treinador - este caso do Cortez foi um deles, mas vejamos, segundo a sua própria opinião, o problema do Benfica não residiu nas laterais e sim no conjunto da defesa - mas pode ser-lhe imputada a responsabilidade pela contratação do brasileiro? Ou de uma mão cheia de sérvios nos quais se investiu um monte de dinheiro e que até hoje não acrescentaram nada à equipa? Depois, é curioso reparar que, depois de ter todas as suas contas acertadas com o SLB, Carraça dá uma entrevista (palavra que não entendo como é que um personagem destes dá uma entrevista de 6 páginas a um jornal), onde desanca a torto e a direito em JJ ao mesmo tempo coloca LFV e RC num pedestal. Uma entrevista dada por aquele tipo que no banco junto com JJ, se divertia com o lastimável episódio que envolveu Luisão e um árbitro. Para mim, aquilo foi coisa de encomenda.
Todas estas coisas só servem para que a situação de JJ no SLB seja cada vez mais frágil. E a equipa sabe disso, e como as relações dele com os jogadores dos clubes por onde passou, nunca foram amigáveis, antes algo ríspidas até, agora que sabem da sua situação menos firme, e, cá por mim, andam a querer-lhe fazer a folha. E nem o presidente o vem defender. Nem Rui Costa. Pudera! Se o homem se demitisse agora, sempre eram 8 milhões que poupavam na rescisão.
Portanto, e como vê, não remeto a coisa para o campo do obscuro. Aliás, estão até bem à vista.
Mas é claro que se o Benfica ganhar ao PSG (Ibra até nem joga, o que pode ajudar) e o Olympiakos perder com o Anderlecht, os adeptos do SLB vai considerar que a época está a ser muito boa e JJ continua a ser o melhor treinador do mundo (pelo menos, até ao próximo desaire)

Um abraço

JC disse...

Continuo a achar que a questão fundamental está "dentro das 4 linhas", embora a ignorante e tablóide imprensa desportiva goste muito de falar de "romances". E isto não se limita ao SLB, note-se. E dito isto, vamos lá ver: Sálvio é o único ala rompedor, e isso faz toda a diferença no modelo de jogo de JJ. Mão ter contratado outro, por precaução, é que já pode ter sido um erro. Por outro lado, depois das críticas da época passada ao modo como jogava a equipa, JJ tentou corrigir certos aspectos do modelo de jogo e o SLB passou a ser "uma coisa em forma de assim", híbrida, "nem carne nem peixe".E quanto a sofrer golos de bola parada, tal já acontecia. O problema é que não foi corrigido. Já os Sérvios, há que dar mais tempo. Matic demorou a impor-se e hoje é fundamental. O que me parece é que Djuricic e Suleimani serão mais jogadores para uma equipa que jogue em "posse", mas veremos.