quarta-feira, agosto 21, 2013

O SLB para além das evidências

  1. Os jogadores do SLB tiveram "falta de atitude" na Madeira? Não me parece: alegar "falta de atitude" costuma ser a muleta a que se agarram os que não percebem patavina do que se passa em campo. O que se passou no jogo dos Barreiros foi que a equipa não entendeu nem soube interpretar um modelo e uma ideia de jogo completamente diferentes das suas rotinas de quatro épocas, um pouco como se, de repente, fosse pedido a uma companhia de teatro de revista pusesse em cena uma peça de Shakespeare (ou vice-versa). Saiu "nem carne nem peixe", uma vez que os jogadores foram forçados a vestir um fato que não lhes servia e dentro do qual se sentiam despersonalizados e desconfortáveis.
  2. O problema do SLB é a estrutura? Outro "mito urbano" a que se agarram os que têm medo ou preguiça de pensar um pouco mais ou de ir mais além no que dizem e escrevem. Já uma vez aqui escrevi que a "estrutura" é um lugar anónimo e suficiente difuso para não comprometer demasiado quem a nomeia nem desagradar directamente a ninguém.". Não negando que poderão existir ajustamentos a fazer na organização do futebol profissional do SLB, no modo como está estruturado, o problema parece-me ser muito mais de pura e simples incompetência de alguns dos que nessa organização ocupam lugares de decisão e direcção. Ou então de desajustamento dos seus perfis pessoais e profissionais para os lugares que ocupam, o que não é assim tão diferente da incompetência.
  3. É por Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Jorge Jesus serem estúpidos e não perceberem nada de futebol, por insuficiência da tal "estrutura", que o SLB não consegue preencher devidamente, há épocas, o lugar de defesa-esquerdo, tarda em ter alternativa a Matic, contrata jogadores para emprestar de seguida, muitas vezes para clubes inconcebíveis, contrata camiões de sérvios independentemente do seu valor, demora eternidades a "vender" prejudicando a preparação da época, etc, etc? Nada disso. O que acontece é que, por razões de ordem diversa mas que não andarão longe de compensações a agentes e empresários por "favores" na colocação de jogadores e/ou facilidades em operações de natureza financeira, o SLB se deixou aprisionar demasiado numa lógica que, com demasiada frequência, tenderá a favorecer mais o interesse de terceiros do que a servir prioritariamente os objectivos do clube. Acresce que quem não obtém títulos terá sempre mais dificuldades em vender. Digamos em abono da verdade que romper com esta lógica também não deverá ser fácil.
  4. Ouvem-se com demasiada frequência opiniões de jornalistas e comentadores afirmando "não está em causa a competência de Jorge Jesus", "Jesus é um excelente treinador", "o Benfica não encontrará melhor treinador do que Jorge Jesus" e outras do mesmo teor. Tendo sempre sido de opinião ser Jorge Jesus um razoável treinador (nada mais do que isso), e com o à vontade que me dá ter aqui afirmado (o que reitero), dever Jorge Jesus cumprir o seu actual contrato até final ou então, em alternativa, a direcção do SLB convocar eleições, pergunto: quantos títulos conseguiu Jorge Jesus nos seus quatro anos como treinador do SLB, apesar do forte investimento realizado? Durante essas quatro épocas, quantas vezes conseguiu vantagem nos jogos contra os seus adversários directos? Como foi capaz de perder uma 1/2 final da Liga Europa contra o S.C. Braga e uma final da Taça de Portugal contra um Vitória Sport Clube insolvente? Como foi capaz de ser eliminado da Taça de Portugal pelo FCP, no Estádio da Luz, depois de ter ganho no Porto por 2-0? Para além do Sport Lisboa e Benfica, quantas equipas do chamado primeiro mundo do futebol já Jorge Jesus treinou? Existem grandes clubes interessados nos seus serviços? Quem foi o responsável pela tenebrosa participação do SLB na Liga dos Campeões de 2010/2011, num "dificílimo"grupo com OL, Hapoel Tel Aviv e Shalke 04? Pode ser um "grande treinador" quem não consegue exprimir em público as suas ideias com clareza suficiente? Claro que nada disto significa atribuir em exclusivo a Jorge Jesus as responsabilidades pelos medíocres resultados desportivos alcançados, mas "um grande treinador"?
  5. Já agora... Porque razão os treinadores da confiança de Luís Filipe Vieira (Camacho e Jorge Jesus) estão, nos respectivos perfis, nos antípodas da sofisticação? LFV, cujas direcções têm feito um trabalho notável na área empresarial do clube mas que, infelizmente, não tem sido acompanhado por sucesso que se assemelhe na área desportiva, escolhe os treinadores em função do seu próprio perfil pessoal e de sobre eles conseguir ter um certo ascendente, receando quem apresente perfil diverso? Fica a pergunta.

6 comentários:

Rui disse...

Caro,
Comento dois pontos:
1. Atitude dos jogadores – penso que se esqueceu de referir os problemas de balneário que inevitavelmente abalam a atitude e o querer dos jogadores. Se a época passada terminou com um balneário com problemas, este ano a coisa está visivelmente pior. O “caso Cardoso”, o contentor de sérvios,a desorganização da pré época e o novo esquema tático, só agravaram a situação.
2. Estrutura – concordo consigo. Estrutura existe, o que não existe são profissionais como o clube rival tem. É um completo desnorte... Goste-se ou não, Veiga era competente e sabia movimenta-se neste mundo cão, que é o da bola. Por isso LFV incompatibilizou-se, porque qual eucalipto seca tudo à sua volta. E, de futebol nada percebe....

JC disse...

Caro Rui:
1. Não sei se existem problemas de balneário, que é mtªs vezes outro mito invocado quando as equipas perdem. Existiu, isso sim, um problema entre Cardozo e JJ, com André Almeida de permeio, mas não posso generalizar e falar de "problemas de balneário".
2. Não tenho Veiga em boa conta e gosto pouco de putativos candidatos que só aparecem quando a equipa perde.
Abraço e boas férias, se ainda as não teve.

Rui disse...

Caro JC,

Desculpe a minha insistência: Há efetivamente graves problemas de balneário e só um milagre é que os resolveria. Com todas as calinadas que foram feitas, seria muito estranho que houvesse um balneário coeso e motivado. Quanto a este tema ser um mito, discordo completamente da sua tese. Estamos a tratar de RH e de trabalho de equipa.
Não tenho também JV em boa conta e devo-lhe confessar que até me irrita. Mas que de olhos fechados via mais e melhor do que quem o substituiu de olhos esbugalhados, lá isso é verdade!
Ou não?
Abraço

Rui

JC disse...

1. Vamos lá ver uma coisa, Rui: como sabe, trabalhei em grandes empresas, tal como você, e problemas nos grupos de trabalho de que fiz parte e em alguns que dirigi sempre os houve. Por todos os motivos, ainda mais os haverá num balneário de uma equipa de futebol profissional. Por vezes, até é bom e motivador que existam, desde que controláveis, e por isso mesmo até por vezes é positivo sejam fomentados. O problema, portanto, não são esses problemas, mas existir capacidade para os gerir (ou ir gerindo) e liderar. No caso de Cardozo, parece-me tal falhou, não pelo empurrão em si, ma pelo modo como se (não) resolveu. Mas tal não me permite afirmar (e neste caso não tenho informações privilegiadas) que sejam os tais problemas de balneário a questão-chave e que o caso Cardozo esteja a inquinar tudo o resto. E para mim, olhando para o que a equipa faz ou não faz em campo, existem questões técnico/tácticas, visíveis, bem mais importantes.
2. Não posso partilhar a sua opinião sobre José Veiga, cujas intervenções são apenas fruto de ressabiamento.

Rui disse...

Caro João,

Vamos lá a ver se nos entendemos:
Balneário – as informações que eu tenho infelizmente apontam para um péssimo ambiente no balneário. Concordo que é saudável até alguma tensão, por vezes provocada e gerida pelo líder do grupo. Não é o caso. Tudo o que eu vejo por parte de quem lidera é destabilizador e desmotivador da equipe. Logo, não estamos de acordo neste ponto.
Veiga – estou plenamente de acordo consigo quanto ao caráter (ou sua ausência) da pessoa em causa. Isso, nada tem a ver com o facto de, apesar do que diz, ser alguém que a dormir percebia mais do que os outros todos acordados. Não me passa pela cabeça ver este senhor repescado. A minha apreciação só atesta a mediocridade confrangedora que há anos se instalou no departamento de futebol do SLB.

Abraço

JC disse...

1. Pois, sobre o balneário não tenho informação privilegiada, como disse. De fora, posso dizer apenas que não acho JJ tenha perfil de líder, e isto já quer dizer o suficiente.
2. Ok, sobre Veiga.
Domingo lá vou inaugurar a época, pois não fui ao S. Paulo.
Abraço