domingo, agosto 18, 2013

O dilema de Jorge Jesus e a derrota de hoje

  1. Jorge Jesus chega à primeira jornada do campeonato sem decidir se a equipa deve privilegiar a circulação e posse de bola, modelo que nunca perfilhou nem tem tradição no clube, ou se mantém o foco nas transições rápidas e na tal vertigem atacante. No primeiro caso, jogadores como Sulejmani e Djuricic podem ter o seu espaço e a ausência de um ponta de lança posicional não será grande problema; mas, como disse, estamos perante um modelo que significa começar tudo de novo e foi visível na primeira parte contra o Marítimo a equipa veste mal esse fato. No segundo, alas desequilibradores e rompedores, como o são Salvio, Ola John e Gaitán, e um homem de área mais fixo e de "último toque" são essenciais. O problema é que começa a tornar-se evidente que as convicções de Jorge Jesus parecem ter-se tornado pouco sólidas e o treinador se terá deixado demasiado afectar pelos problemas e críticas do final da última época, parecendo não saber muito bem como resolver a equação. Num campeonato tão desequilibrado como o português, irá ter pouco ou nenhum tempo - e começou hoje a perder o que tinha.
  2. Outro problema desta derrota é a influência que ela irá ter nas compras e vendas até ao final do mês. O risco é estas virem a ser mais determinadas por questões de impulso, de tentar responder ao descontentamento que sócios e adeptos irão manifestar, e menos por necessidades estruturais da equipa e de equilíbrio financeiro do clube. Vão ser duas semanas e duas jornadas terríveis.
  3. Com derrotas ou vitórias, com ou sem responsabilidades nos bons ou maus resultados que a equipa venha a conseguir, espero Luís Filipe Vieira mantenha as suas convicções e Jorge Jesus cumpra os dois anos do seu contrato com o SLB.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Sem grandes considerações teórico-filosóficas, falando "curto e grosso":
É isto o que um treinador que ganha um milhão de euros tem para oferecer ?
Espero que o campeonato não fique decidido (a favor dos do costume) dentro de um mês.
JJ está a mais...Já não tem margem de manobra...ainda está bem fresca na memória (apesar da onda de calor) o descalabro das duas semanas fatídicas de Maio.

Cumprimentos

gin-tonic disse...

Boa noite, JC
Ter alguma dificuldade em saber o que dizer após o que hoje aconteceu. Até porque não estou - deveria estar! - a par do que se passa no clube: transferências, aquisições, Oscar Cardoso, etc.
Como não sei o que dizer, lembrei-me do Carlos Drummond de Andrade:
«Bem aventurados os que não entendem nem aspiram a entender de futebol, pois deles é o reino da tranquilidade.
Um abraço

JC disse...

1. Se JJ está a mais, não será de agora. A SAD renovou-lhe o contrato e deve assumir as suas convicções e responsabilidades. Quanto a mim, deve ficar enquanto esta direcção e presidente se mantiverem: é o seu treinador.
2. Pois, Gin Tonic", tb não tenho mtº mais informação. Apenas mais uma coisa ou outra. E prefiro escrever apenas em função daquilo que todos podemos ver, e não em função de "inside information", especulações, etc.
Abraço