sábado, agosto 03, 2013

SLB: a incapacidade para crescer?

Sim, eu sei que estes jogos de pré-época valem o que valem, mas parece desde já se poderá adiantar que o que custa a compreender no SLB de Jorge Jesus/Luís Filipe Vieira é a incapacidade da equipa para crescer, corrigindo os seus erros e insuficiências e melhorando, ou pelos menos mantendo, os seus pontos fortes. Pior: por vezes, parece mesmo existir uma tendência quase suicida para mudar e enfraquecer  o que está bem sem corrigir o que está mal. Razões? Bom, é fácil acusar a "teimosia" de Jorge Jesus e quem o faz não deixa de ter alguma, por vezes até muita razão. Mas vou um pouco mais longe e pergunto, para além disso, se na implementação do seu modelo de negócio, mais especificamente na gestão de recursos humanos e na política de contratações, o clube não se deixou ficar muito pouco dependente das suas opções e interesses e demasiado dependente de terceiros. E também se, neste aspecto, o negócio Roberto/Pizzi não poderá ser apenas o exemplo visível de uma realidade bem mais vasta. Veremos...

3 comentários:

gps disse...

Se Jorge Jesus não aposta num jovem português de elevado potencial como Pizzi (que até marcou 12 golos numa equipa que desceu, o Deportivo, apesar de não ser Ponta de lança) quando é que irá apostar nos jovens dos escalões jovens.

Ainda hoje ouvi o Mário Coluna a afirmar que tinha pena que o Benfica tivesse deixado de ter uma equipa só com portugueses.

Já sei que vai dizer que assim ditam as regras do mercado (as equipas inglesas jogam sem britânicos, o FCP só tem 1 ou 2, apesar de ter apostado este ano em alguns jovens formados noutros clube, quer portugueses, quer latino-americanos), mas porque será que o JJ só aposta em jovens jugoslavos e argentinos. Não haverá meio termo ?

JC disse...

1.Num mercado global, é indiferente serem portugueses, australianos ou chineses. O clube investe nos jogadores que lhe dão maiores garantias.
2.Acresce que o modelo de negócio do SLB (tb do FCP)torna os clubes mtº dependentes dos empresários, pois é preciso vender bem e por vezes até obter adiantamentos financeiros. Tal obriga, por vezes, tb a contratar quem é proposto por esses mesmos empresários em detrimento de outras opções. É a lei das compensações... O que me parece é que talvez (talvez) o SLB se tenha deixado chegar a um ponto de depender desses empresários (Jorge Mendes, p. ex.)mais do que seria desejável. Mas é apenas um "feeling" sugerido por negócios como o de Pizzi/Roberto/Salvio. Não tenho elementos concretos.
3. Nunca vi jogar Pizzi com olhos de ver. Mas o SLB tem investido em alguns jovens portugueses, como os Andrés (Gomes e Almeida). Só que, como se vê pela própria selecção, não estão a emergir muitos valores. Nelson Oliveira ainda nada provou e André Gomes tem enorme falta de velocidade e agressividade. Até o SCP, que tem uma academia por todos reconhecida pela sua qualidade, contra o West Ham, anteontem, entrou em campo c/ apenas 2 jogadores oriundos da academia: Adrien e André Martins.

gps disse...

O SCP ainda hesita nessa aposta na formação, mas é de realçar que entrou com 6 jogadores oriundos da academia no jogo de apresentação contra o Real Sociedade (em que ganhou 2-0)

Rui Patrício
Cédric
Eric Dier
Adrien
William Carvalho
André Martins

E ontem contra o Braga (em que perdeu 1-0, mas não foi inferior) começou com 5 (sairam Dier e Martins e entrou Wilson Eduardo)

Mas nem todos serão titulares