sábado, agosto 10, 2013

O dilema de Jorge Jesus

Depois dos fracassos e subsequentes críticas das últimas três épocas, sem Cardozo, com Salvio lesionado e sem conhecer o seu futuro e com jogadores de "toque de bola" e "passe" como o são Sulejmani e Djuricic, Jorge Jesus tenta corrigir os "excessos" de um modelo de jogo de transições muito rápidas, frenético, demasiado baseado na vertigem ofensiva, com dificuldades em gerir os ritmos e tempos de jogo e muito dependente dos desequilíbrios gerados no "um para um". O que vimos na pré-época foi uma equipa tentando moderar esse modelo e equilibrá-lo com um futebol mais pausado, tentando "ter mais bola" e melhorando a capacidade de a fazer circular. O problema é que, desse modo, a equipa parece ter perdido a sua identidade e rotinas, transformando-se em algo híbrido, "nem carne nem peixe", perdendo eficácia atacante e não a ganhando defensivamente. Para também saber funcionar neste modelo, a equipa tem de aprender a jogar mais junta, saber sair a em "posse" em vez de "esticar" sistematicamente o seu jogo para extremos desequilibradores e para um Cardozo que não "está lá", e isso não está no ADN adquirido nas últimas épocas. Terá tempo para aprender?, num campeonato muito desequilibrado em que a perda de pontos contra equipas de segundo-plano pode ser fatal e sem que isso fira mortalmente a identidade da equipa? Veremos, mas é neste dilema que Jorge Jesus e a equipa parecem debater-se e será da sua resolução que pode depender o êxito ou inêxito de uma época.

6 comentários:

Vic disse...

Não acho que as indicações até agora sejam muito positivas, até pela indefinição sobre o futuro de alguns jogadores que no ano passado foram importantes, especialmente Matic, Garay e Cardozo. Pode-se por a hipótese de o SLB não vender nenhum, mas não vejo como vão equilibrar um pouco mais as contas, dadas as verbas gastas em reforços. Como sabe não sou benfiquista, mas se fosse estaria um bocado inquieto.

Abraço

JC disse...

Caro Vic: queira, pf, ler o meu comentário-resposta aos comentários de 2 leitores ao "post" sobre o GD Estoril-Praia. Penso responde às pertinentes questões que coloca.
Abraço

Vic disse...

Antes de ler a resposta referido, deixe-me que lhe dê conta de algo que no futebol actual, no mínimo me fascina.
Sabe porque já o manifestei várias vezes da minha pouca crença em tudo o que gira à volta do futebol indígena face às vigarices, corrupção, compadrios e outros jogos baixos que o envolve (no meu clube infelizmente, e até há uns meses - parece que quem lá está agora tem tido pelo menos alguma prudência na gestão da coisa - imperava a incompetência e a falta de visão sobre o que se passava à sua volta - os últimos dois consulados foram catastróficos). Por isso, cada vez que começava cada campeonato, creio que nesses meios já se tinha decidido quem seria campeão e quem seria brindado com os prémios de consolação.
Não bastando isto, os senhores fifas e uefas demonstram de há uns anos para cá uma incapacidade, uma falta de visão geral sobre o que deveria ser a organização do futebol mundial e em cada país que chega a ser aflitiva (ou então, as decisões ou não decisões, que tomam ou deixam de tomar, deve-se a interesses inconfessáveis que estão para lá da minha compreensão).
Refiro isto devido à situação ridícula e que se arrasta há anos e sem solução à vista, do calendário das transferências. Não entendo como é possível um clube começar a sua liga com uma equipa formada, e daí a 15 dias (no caso francês, 3 semanas) poder alinhar com uma equipa amputada de 3 ou 4 dos seus melhores jogadores, enquanto outra, no entretanto, se reforça. Isto, para mim, é completamente irreal, não cabe na cabeça de ninguém.
Nem sequer entendo, como os clubes não se aliam para que esta situação não se prolongue e se volte a repetir no ano seguinte. ~

Abraço

JC disse...

Pois... Tem toda a razão. Como sabe já tenho levantado esse problema, bem como o das datas de início dos campeonatos, do mercado de Janeiro, dos empréstimos e assim sucessivamente. Como está, o futebol irá perdendo credibilidade enquanto desporto e competitividade enquanto indústria. É lamentável.

Vic disse...

Meu caro JC, de que data é esse post sobre o Estoril Praia?

JC disse...

http://eusouogatomaltes.blogspot.pt/2013/08/futebolzinho.html