terça-feira, agosto 06, 2013

A FIFA, a UEFA e a "bagunça" do mercado.

Ou a FIFA e a UEFA acabam com este forrobodó e regulamentam a sério o mercado das transferências, com uma supervisão eficaz e penalizações pesadas para os prevaricadores, a UEFA faz efectivamente funcionar o "fair play" financeiro ou algo do mesmo género e com objectivos idênticos, impõe uma data comum para o início dos vários campeonatos e impede transferências com estes e as provas europeias já a decorrerem ou o futebol arrisca-se a perder qualquer espécie de credibilidade e acabará por se transformar numa indústria e num desporto moribundos. Nenhuma indústria ou actividade económica próspera, muito menos quando estas se conjugam com o espectáculo desportivo, consegue sobreviver muito tempo à actual "bagunça". Digo eu, que gosto de dizer coisas.

2 comentários:

Anónimo disse...

E diz muito bem !

A conquista da Champions arrisca-se a tornar-de privilégio de um quarteto de clubes comprados por nababos do ouro negro ou do gás, aos quais só o Barcelona ou o Real, os únicos concorrentes ao título espanhol, ainda poderão fazer frente.

Na Itália o futebol encontra-se regularmente minado pelos escândalos das apostas.

Na França apenas o PSG e o Mónaco vão contar, assim como em Portugal se vai eternizando o rácio de um títluo do SLB para um penta do FCP.

Poderão sobreviver a longo prazo competições em que os vencedores são mais que previsíveis, separados que estão por um grande fosso de todos os restantes que apenas cumprem calendário ?

O modelo "comunista" da NFL onde são partilhados todas as receitas de bilheteira e direitos televisivos e o da NBA são muito mais aliciantes o que explica os largos proventos finaceiros do "franchise".

É convirá dizse que os donos da equipa mais campeã da NFL, os Green Bay Packers, sediados numa pequena cidade americana, sequer tem um dono singular. Os donos são são os seus fãs titulares de acções.

Mas parece que a FIFA governada por inglês ou a UEFA governada por um francês não querem nada disto, por razões óbvias.

JR

JC disse...

Pois... A NBA e a NFL são exemplos onde, sem copiar, se podiam ir buscar algumas ideias, adaptando-as.