segunda-feira, fevereiro 09, 2015

O chamado "derby" visto da bancada B Central, sector 31, fila 17, lugar 30.

Foi a estratégia de Jorge Jesus - muito defensiva, com um "duplo pivot" lado a lado e focando sobretudo defender o zero-zero -  a mais correcta para defrontar o SCP no jogo de ontem? Sem Júlio César e Gaitán, sem a equipa ter conseguido ainda absorver a ausência de Enzo Perez, com seis pontos de avanço sobre o FCP e sete sobre o seu adversário de ontem e com este no seu melhor momento de forma desta época e sempre com dificuldade quando defronta em sua casa equipas muito defensivas, parece-me que sim. E não fora aquele "excelente" passe de Samaris a "desmarcar" João Mário tudo teria corrido pelo melhor dos mundos.

Claro que deste modo, ao optar por jogar com dois "pontas de lança" em vez de mais um médio, para assim pressionar aquele quer era teoricamente o ponto mais vulnerável do SCP (os centrais), faltou a segunda parte do plano, pois com Salvio e Ola John "desaparecidos sem combate" (Jesus tem de rever todo o seu flanco esquerdo) não existiu quem "levasse o jogo para a frente", o que permitiu ao SCP adiantar as suas linhas na segunda-parte e levar o jogo mais vezes e com maior perigo para junto da área do SLB. Mas também faltou sempre ao nosso rival e adversário de ontem melhor definição no último passe, sua pecha habitual e que lhe tem valido alguns empates caseiros.

Duas notas finais, à margem:
  1. Continuo a achar que existe um erro de concepção nos acessos (entradas e saídas) do Estádio José Alvalade (é José Alvalade e não José de Alvalade), o que facilita o respectivo engarrafamento pelos espectadores. Já me tinha apercebido disto nos jogos da selecção e ontem, apesar de ter chegado cerca de uma hora antes do jogo, confirmei. Uma melhor e mais claramente visível sinalética talvez facilitasse a resolução do problema.
  2. É no mínimo deselegante que o locutor de serviço nunca refira o nome do Sport Lisboa e Benfica, limitando-se a dizer "equipa visitante". Que raio, acham-se assim "muito machos"?

3 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo a análise que faz do jogo.
No meu caso visto via Sporttv...algo diferente da observação in loco, em especial no que à estratégia e táctica diz respeito.

É verdade que há um excelente passe de Samaris para o o jogador do sporting, que deu origem ao golo.
Samaris que até, do meu ponto de vista, fez um bom jogo...mas no melhor pano.

De resto, os complexos habituais do sportem:
- A equipa adversária. (locutor de serviço? Não. Talvez um feirante de megafone com audiência alargada

Se o sportem já em si constitue um erro de concepção, como não poderiam os acessos (ao estádio) sofrer do mesmo mal.

E aqui fica uma pérola, os Monty Python, que se cuidem:

Relato do Canal Sporting no golo do Benfica:

"Um balão..., a bola sobra para não sei quem é...,confusão.., e, e....., a bola aparece dentro da baliza..........!!! Atão???"

Atão ?

Cumprimentos

gps disse...

Atão ? Sugiro uma horas de formação para o visitante do bloq que comentou anteriormente (nem Sporting sabe escrever :))

gps disse...

Mas há frases brilhantes algumas dignas dos melhores Monty Python:

"algo diferente da observação in loco, em especial no que à estratégia e táctica diz respeito"

"Se o sportem já em si constitue um erro de concepção, como não poderiam os acessos (ao estádio) sofrer do mesmo mal."