terça-feira, setembro 26, 2006

"História(s) da Música Popular (1)


Este foi o dia em que "tudo" começou. Estávamos em Memphis, 6 de Julho de 1954, e neste dia, depois de algumas tentativas frustradas de gravação de outros temas, Elvis Presley gravava, finalmente, no Memphis Recording Service" de Sam Phillips, o disco "Sun nº209", um "blues" de Arthur "Big Boy" Crudup ("That's All Right, Mama"), tendo como "B" side "Blue Moon of Kentucky" de Bill Monroe, um tema "branco" dos hillbililly, camponeses do sul. Philips procurava há algum tempo um "branco que conseguisse cantar como um negro" e encontrou Presley, oriundo do chamado white trash dos estados do sul vivendo paredes-meias com a sociedade e a cultura negras. Dois dias depois, o disk jockey Dewey Phillips, da estação de rádio WHBQ, tocou o disco e, a partir daí, nunca mais nada tornou a ser como dantes. Se antes disso havia música para negros e música para brancos, hit-parades, editoras de discos e estações de rádio diferentes para uns e para outros, Elvis iria vencer a segragação, apesar de ser considerado pelos mais conservadores como "obsceno" e a sua música "uma música de negros, animalesca e vulgar". Presley gravou (salvo erro) 18 temas para a "Sun" e mudou-se para a "RCA" (uma das majors) pelas mãos do "Coronel" Parker. Foi o início do fim, mas isso é outra história.
Em cima, à esqª a versão original de "That's All Right, Mama", de Arthur Crudup, e à dtª a da Elvis. Para as gravações de Elvis para a "Sun Records": "The Sun Sessions CD", da RCA.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já se ouve