domingo, julho 19, 2015

SLB: o que deu para ver o primeiro jogo da pré-época

Não querendo mexer na dupla de "pontas de lança" da época passada (e compreende-se porquê), e em face da lesão de Sálvio, Rui Vitória optou por colocar Talisca como falso ala direito, na realidade fazendo-o vaguear por todo o meio-campo interior ofensivo, onde é bem mais eficaz. Com isto, Rui Vitória tenta dar à equipa mais algum equilíbrio, minimizando os problemas que com Jorge Jesus eram sentidos nos jogos contra as melhores equipas. Demonstra também não ser o 4x2x4 herdado o sistema em que se sente mais confortável, mas adoptando-o porque ninguém no seu perfeito juízo se arriscaria a desfazer a dupla Jonas/Lima. 

Perde profundidade no flanco, principalmente quando é André Almeida o defesa-direito, e ganha problemas defensivos extra com os adiantamentos de Sílvio? Mas o primeiro problema pode, em certa medida, ser compensado com uma melhoria na circulação de bola (que me pareceu ter visto hoje) e maior capacidade rompedora pelo meio do terreno e o segundo pode ser compensado com Pizzi a acorrer mais ao flanco nas transições defensivas e com maior segurança de jogo (menos frenesim atacante e menor insistência no "um para um", que me pareceu ver hoje) através da tal melhoria de circulação. Gostaria também de ver como funciona o sistema com Fejsa e Samaris mais adiantado, saindo Pizzi.

De qualquer forma, parece-me que no SLB 2015/16 tudo, ou muito do sucesso ou insucesso, irá andar à volta do modo como Rui Vitória conseguir ou não resolver esta equação.

Nota final: de facto, para o SLB o jogo acabou quando do 2-2, com aquela camioneta de substituições, pelo que o resultado do jogo tem pouco ou nenhum significado. Para além disso, já a equipa me parecia cansada desde o início da segunda parte, o que é natural.

Sem comentários: