segunda-feira, setembro 08, 2014

A selecção portuguesa em 10 pontos 10

  1. Será que já alguém perdeu uns minutos a pensar que, exceptuando Pepe, Coentrão e Moutinho, talvez também, apenas em certa medida, Nani, nenhum dos jogadores portugueses que actuaram ontem era melhor do que a maioria dos albaneses?
  2. Será que já alguém perdeu tempo a pensar que o trio de avançados da selecção portuguesa era composto por um "has been" (mesmo assim, o melhor deles), um "ponta de lança" que mostra desconhecer quaisquer princípios do jogo, sem escola, e um jogador abaixo da mediania que nunca passou de clubes da 3ª divisão europeia como o PAOK e o Wolfsburg?
  3. Será que os jornalistas e comentadores que fizeram coro pela "renovação da selecção" alguma vez perderam tempo a pensar que, no cenário actual, não pode haver renovação sem uma acentuada perda de qualidade? Ou, o que é fácil, limitam-se a repetir o que diz a "rua" futebolística? 
  4. Será que ainda é preciso perder tempo a pensar porque razão André Gomes e Ivan Cavaleiro não se conseguiram afirmar na equipa principal do SLB, ou é melhor fazer um desenho?
  5. Será que já alguém perdeu uns minutos a pensar porque razão, apesar de Jorge Mendes e de doses maciças de promoção, o SCP não conseguiu transferir um jogador (William Carvalho) que actua a "dez à hora", joga num espaço muito  reduzido, faz 99% dos passes para o lado ou para trás e não não consegue uma única jogada de desequilíbrio? 
  6. Será que a chamada "comunicação social" já pensou bem na sua responsabilidade no actual estado de coisas ao prover a "craques" jogadores que não ultrapassam a mediania, gerando assim expectativas irrealistas?
  7. Será que uma parte dessa mesma "comunicação social" já pensou bem nas responsabilidades que assume ao preferir discutir os "escândalos", ser porta-voz de interesses pessoais (próprios ou de terceiros) e dos clubes, optar pelo sensacionalismo, "fulanizar" as questões e assim sucessivamente em vez de analisar com rigor o jogo, a regulamentação desportiva, a organização do espectáculo, o negócio e a sua envolvente e por aí fora? Como é possível, ao fazer ontem "zapping", ter ouvido, na TVI24, um qualquer comentador, aos gritos e com ar zangadíssimo, afirmar que jogadores como Danilo (CSM) e André André (VSC) deviam ser convocados para a selecção?
  8. Será que comentadores como Freitas Lobo e treinadores pelos quais até tenho alguma consideração, como Vítor Pereira, que oiço por aí a pugnarem pelo regresso ao "futebol de rua", já pensaram que dos grandes jogadores portugueses dos últimos tempos, como Figo, Rui Costa e Cristiano Ronaldo, nenhum deles veio do "futebol de rua" mas sim de uma formação organizada e competente? Querem um regresso ao tal "futebol de rua"? Olhem para as deficiências técnicas e de compreensão de jogo de Eder e Bebé.
  9. Já alguém pensou que as renovações das grandes selecções nacionais, que não podem contratar jogadores, como aconteceu com as selecções de Portugal de 66, 84 e, agora, 04/06 são quase sempre problemáticas e não se fazem, normalmente, sem acentuada perda de qualidade?
  10. Já agora, também já pensaram que a selecção portuguesa de Eusébio, Coluna, José Águas Costa Pereira e Hilário perdeu, em 1961, meses depois do SLB se sagrar campeão europeu, 4-2 no Luxemburgo a a selecção de Scolari não foi além de um empate a duas bolas no Liechtenstein na fase de qualificação para o Mundial de 2006, no qual Portugal alcançaria o 4º lugar. Pois, estas coisas até acontecem por vezes aos melhores... 
Em jeito de epílogo: como ontem ouvi ao ex-internacional e capitão quase-honorário do SCP, Manuel Fernandes, que até não reputo de grande analista destas coisas da bola mas que desta vez foi certeiro, "para jogar na selecção é preciso ter classe e a maioria destes jogadores não a tem". O resto, acrescento eu, jogue André Gomes ou Adrien Silva (esta é a minha grande divergência com Paulo Bento em termos de nomes, já que prefiro a intensidade do jogador do SCP) são, como diria o treinador do meu "Glorioso", apenas "piners". 

6 comentários:

Queirosiano disse...

Não podia estar mais de acordo. Um pormenor a propósito da berraria mediática portuguesa segundo a qual todas as potências futebolísticas da Europa, do mundo, quem sabe se do Universo, ofereciam fortunas pelo William Carvalho, fortunas essas que o machíssimo presidente do Sporting ia sempre recusando com o desdém dos fortes: a uns dias de fechar o período de transferências, um responsável do Manchester United dizia ao Daily Mail "não param de nos oferecer esse jogador".

JC disse...

E exibição de William Carvalho, ontem, foi confrangedora. Já contra o n/ clube, felizmente, tinha feito uma exibição medíocre. Aliás, sempre achei Adrien bem mais importante no 1/2 campo do SCP do que William. Há coisas que não entendo - ou entendo.

gps disse...

O William Carvalho não terá assim tão bom como muitos o pintam, mas também não é tão como o JC apregoa (pois ele não está em grande forma neste início de campeonato).

Quem lê o comentário do Queirosiano pensa que o hype sobre o jogador é tudo invenção do SCP e da imprensa. Mas o jogador tem potencial e tem sido elogiado por vários clubes. Mas prefiro que ele continue no SCP a ganhar experiência e a ajudar o clube, pois faz-nos muita falta.

gps disse...

Errata

O William Carvalho não será assim tão bom como muitos o pintam, mas também não é tão mau como o JC ou o Queirosiano apregoam (pois ele não está em grande forma neste início de campeonato).

JC disse...

Caro gps: ainda não vi no William Carvalho nada que justifique o bruáá à sua volta. Acho o Adrien bem mais importante no 1/2 campo do SCP.

Queirosiano disse...

Não me lembro de ter apregoado que ele era mau, mas, já que se menciona isso, aproveito para dar a minha opinião: acho que não é grande coisa.

O que eu disse, e é verdade, é que um responsável do MU afirmou a um jornal, que eu li, que não paravam de lhes oferecer o jogador.

Para se começar a perceber quem criou o burburinho à volta da "transferência-que-esteve-quase-a-ser-mas-não-foi", será sempre útil fazer a clássica pergunta: a quem aproveita a coisa?