sexta-feira, junho 19, 2009

História(s) da Música Popular (134)


The Top Notes - "Twist And Shout"
The Isley Brothers - "Twist And Shout"
"Under the Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XVII)
Ora ele há dias em que, sem estar à espera, se aprendem coisas novas nesta vida. Estava eu convencido que “Twist And Shout”, tema de Bert Berns e Phil Medley (no relation com o Bill dos Righteous Brothers) tornado famoso pelos Beatles, era um original dos Isley Brothers (Cincinatti - Ohio, formado em 1957) quando, de repente, percebi que afinal estava enganado: a primeira gravação é de um ignorado grupo chamado The Top Notes (1961) e a versão dos Isley Brothers (1962), que eu pensava original, apenas o seu primeiro cover bem sucedido.

O que é um facto é que três grandes produtores da música popular estão ligados ao tema. Phil Spector (de génio e louco...), que produziu o original, o próprio Berns, produtor da versão dos Isley Brothers, e George Martin, claro está, produtor dos Beatles e do seu primeiro álbum, “Please Please Me” (1963), onde o grupo de Liverpool fez incluir o tema. Um terceto de (muito) respeito!

Uma boa razão para incluir aqui as duas primeiras versões, de Top Notes/Spector e de Isley Brothers/Berns, já que a dos Beatles e Martin, baseada na dos Isley Brothers, é de todos bem conhecida. Mas, devo dizer, vale também bem a pena ouvir a tão diferente versão dos Mamas & The Papas.

Nota:
peço desculpa pela má qualidade de som da versão dos Isley Brothers, mas a ZON informou-me que por motivos técnicos a minha página pessoal, onde poderia guardar um ficheiro retirado de um CD, com melhor qualidade de som, se encontra indisponível. É a vida!!!

Sem comentários: